11 C
Munique
10.3 C
Porto
DestaqueDia da Mulher: Tânia Alves Coroada Miss Douro 2021

Dia da Mulher: Tânia Alves Coroada Miss Douro 2021

Relacionados

Penafiel – Apreensão de combustível

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de São Vicente, ontem, dia 16 de maio, apreendeu 150 litros de combustível, no concelho...

Paredes – Detidos em flagrante

No âmbito de uma denúncia a informar que um estabelecimento de restauração e bebidas, na localidade de Lordelo, estaria a ser alvo de um...

Paços de Ferreira – Rescisão de contrato

Esta manhã, em conferência de imprensa, Humberto Brito, anunciou que vai intentar ação judicial de rescisão do contrato de concessão da água e saneamento...

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o dia da Mulher. Como conta a história, o sexo feminino sofreu e vem sofrendo muito devido a vários motivos, principalmente no que diz respeito à desigualdade de género.

Com o objetivo de marcar este dia, estivemos à conversa com a Tânia Alves, corada Miss Douro 2021 e representante de Paços de Ferreira no concurso de beleza, Miss Queen Portugal. Tem 19 anos e estuda Gestão, na Universidade do Minho. Além dos estudos, pratica dança e incorpora o grupo de jovens da freguesia de Carvalhosa.

“Gosto muito de viver, adoro viver, acho que a vida tem as suas coisas, mas tem muita coisa boa e eu acho que temos que ser leves”, refere.

Sem achar que tivesse hipótese de ganhar devido a certos estereótipos que existem sobre como deve ser uma miss, a mesma ouviu os seus familiares, que sempre a incentivaram, e inscreveu-se. Apesar de aquela não estar a ser a melhor fase da sua vida, revela-nos que foi uma experiência incrível e que criou boas amizades com as suas colegas.

“Além do concurso em si, a amizade que se sentiu naquele dia foi muito bonita. Acho que estávamos ali, não só para competir, mas sim para nos conhecermo-nos umas às outras”.

A jovem pacense tem a certeza que um dos seus maiores objetivos é dar voz a quem não a tem e a assuntos que são desvalorizados pela sociedade. A mesma acredita que o seu título como Miss Douro abriu-lhe portas que nunca antes se abriram e que o que mais mudou à sua volta é que agora é mais ouvida pelas pessoas e que ganhou uma maior credibilidade e atenção.

Ter ganho o Miss Douro 2021 fez com que a jovem se dedicasse a conhecer regiões banhadas pelo rio que nunca havia visitado.

Para a Tânia, ser Miss é algo além da beleza, no entanto, sabe que a mesma é valorizada. Apesar disso, acredita que o que torna alguém numa Miss é “acima de tudo aquilo que tu és, a pessoa que tu és, não só as causas que tu defendes, não só aquilo que tu dizes da boca para fora, não só aquilo que tu fazes, mas sim a tua pessoa, os teus valores, a tua educação, tu própria.”

Já para se ser uma Miss é preciso “ser natural, ser ela própria, não se deixar levar por padrões ou rótulos. Ser uma inspiração.”

Com toda a dinâmica do concurso, a agenda foi-se preenchendo, no entanto, para a Tânia foi fácil pois já trabalhou e trabalha como esteticista e maquilhadora, “eu nunca fiz só uma coisa, por exemplo, nunca só estudei. Estudava, trabalhava, tinha a dança. Tinha muita coisa para gerir.”

Neste momento, a Miss, aproveita as suas redes sociais para divulgar e expandir as suas causas, incentivando mais à inclusão social, especialmente de pessoas com deficiências. Com isto, apela a que lhes seja dada uma oportunidade, pois “existem graus que a deficiência é tão reduzida, que eles têm mais do que capacidades para trabalhar”.

É necessário que a sociedade ajude crianças com deficiências a encaixarem-se na vida “normal” e que sejam vistas como pessoas com capacidades para fazerem qualquer coisa, fundamenta.

Numa mensagem final à população pacense e portuguesa, a Miss Douro, fala sobre o quão importante é falarmos, também, sobre o empoderamento feminino. “Acho que a mulher tem um poder muito bonito, a mulher tem que se valorizar realmente perante os homens.”

Há décadas que o ser feminino luta por um espaço na sociedade, a Tânia acredita que apesar de tudo o que já foi feito, ainda há muito que se pode fazer porque todas são capazes disso.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido