11.9 C
Munique
22.9 C
Porto
DestaqueDia Internacional da Vida Selvagem

Dia Internacional da Vida Selvagem

Relacionados

Operação “Censos Sénior 2022” da GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR), realiza a partir de hoje e durante todo o mês de outubro, em todo o território nacional, a Operação...

Paços de Ferreira com duas candidaturas à Concelhia do Partido Socialista

No dia 8 de outubro, realizam-se as eleições para a concelhia do PS-Partido Socialista de Paços de Ferreira. António Fernández, engenheiro de profissão, foi deputado...

I Torneio de andebol da cidade de Gandra

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, decorreu, no Pavilhão Municipal de Gandra, o I Torneio Cidade de Gandra, em Andebol. A Junta de...

Hoje celebra-se o dia Internacional da Vida Selvagem. Todos os anos, o chefe das Nações Unidas, António Guterres, reforça a data com uma mensagem sobre a “obrigação moral” de se preservar a Terra, de onde são extraídos os produtos essenciais à sobrevivência humana.

“Em mensagem, secretário-geral da ONU diz que danificar o mundo natural é ameaçar a própria existência; ações para proteção de espécies devem estar alinhadas com recuperação de ecossistemas inteiros; mundo destruiu quase metade desses recursos naturais.” podemos ler no site oficial da ONU NEWS.

O secretário-geral ressalta que a vida selvagem está em perigo. Cerca de um quarto das espécies no mundo enfrentam a extinção, na maior parte porque os seres humanos destruíram quase metade de todos os ecossistemas nos quais vivem.

Segundo o site “O chefe das Nações Unidas lembra que os ecossistemas somente podem ser considerados saudáveis quando seus componentes florescem. Um elemento chave pode levar ao declínio e desaparecimento de todo o ecossistema. Por isso, as ações para proteger as espécies individuais devem estar alinhadas com a restauração dos ecossistemas.”

Mais de 8,4 mil espécies da fauna e flora silvestres estão criticamente em risco e quase 30 mil são classificadas sob risco ou vulnerabilidade. Ao todo, mais de 1 milhão de espécies estão ameaçadas de extinção.

Além disso, o mundo está a enfrentar níveis jamais vistos de ameaças, que são um risco à biodiversidade, aos ecossistemas e à saúde humana, como o número de doenças emergentes que surgem de produtos animais, tanto domésticos como silvestres.

António Guterres pede o compromisso de todos para preservar os recursos naturais neste Dia Mundial da Vida Selvagem.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido