O Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, vai promover um encontro desportivo e cultural nos dias 12, 13 e 14 de junho. O atleta paraolímpico Jorge Pina será um dos convidados.

O atleta paralímpico Jorge Pina, participante nos jogos paralímpicos de Pequim -2008, Londres – 2012 e Rio de Janeiro – 2016 será o convidado especial neste encontro. Jorge Pina foi distinguido pela Comissão Europeia com o prémio Local Hero, pelo trabalho realizado na área da promoção da prática desportiva. Esta celebridade, fundador da Associação Jorge Pina virá acompanhado de 15 dos seus atletas e respetivos técnicos da Associação, incluindo a Delegação que representa o Norte do País, numa partilha com alunos do Agrupamento. Esta dinâmica envolve visitas culturais e prática de diversas modalidades como canoagem, polo aquático, boxe, atletismo e goalball. Um dos pontos altos será a realização de uma Palestra, no dia 13, às 21 horas, no Centro Cultural de Amarante, aberta a comunidade, intitulada: “Pina - O Homem e a Transmutação”. Participarão como palestrantes, Jorge Pina, o seu diretor da delegação Norte, Carlos Teixeira e um representante do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) que abordará questões relacionadas com a Ética Desportiva inserido no Plano Nacional para a Ética Desportiva, assim como, António Ribeiro, Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Amarante.

Esta atividade permite uma sensibilização da comunidade à problemática da deficiência e da inclusão social. A componente lúdica que envolve, bem como o contacto com um modelo de persistência, superação de obstáculos e dificuldades várias contribuirão para o desenvolvimento pessoal dos alunos.

Pin It

Publicidade (4)