Os autarcas de Braga e Cascais foram os escolhidos.

O presidente do município de Braga, Ricardo Rio, e o presidente do município de Cascais, Carlos Carreiras, foram destacados, numa lista com 32 autarcas, para o prémio de melhor autarca do mundo 2020/2021 (World Mayor).

Numa primeira fase, aquando foram destacados os primeiros 80 autarcas, no mundo, destacaram-se, em Portugal, Ricardo Rio, presidente do município de Braga, Carlos Carreiras, presidente do município de Cascais e Fernando Medina, presidente do município de Lisboa. Nesta fase, com uma lista de 32 autarcas, apenas os autarcas de Braga e Cascais firmaram a sua presença.

A partir de nota enviada pelo Município de Braga, são destacadas as palavras de Ricardo Rio, “nenhum autarca, em verdade, é o ‘melhor do mundo’; primeiro, porque todos enfrentam, de forma igualmente determinada e capaz, realidades muito heterogéneas; segundo, porque os seus sucessos, são o resultado do trabalho de toda uma equipa e da colaboração de inúmeros parceiros, fora dos próprios universos municipais”, adianta o autarca de Braga.

A par destas declarações, Ricardo Rio confessa que “não deixa de ser um motivo de grande satisfação, agora que os finalistas passaram de 81 para 32 candidatos, continuar na lista de 2021 da City Mayors Foundation, na companhia do meu amigo Carlos Carreiras”, realça.

Atribuídos desde 2004, os prémios pretendem distinguir os Presidentes de Câmaras Municipais que, “em todo o mundo, têm servido as suas comunidades com integridade, coragem e diligência”. No presente ano, e após terem sido destacados os Presidentes de Câmaras Municipais face à crise dos refugiados, em 2016, e à sub-representação das mulheres no poder local, em 2018; este ano destacam-se os Presidentes de Câmaras que “demonstraram uma forte capacidade de liderança no combate à crise pandémica COVID-19 e que estão determinados em tornar as cidades mais resilientes em termos económicos, sociais e ambientais”, remata nota.

Na região do Tâmega e Sousa já foi destacado, em 2018 e 2020, o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, enquanto Político do Ano.

Pin It

Publicidade (4)

Mais Lidas