São esperadas rajadas até 110 quilómetros por hora na depressão ‘Helena’ que se prepara para atingir esta sexta-feira o continente. Já foi lançado o alerta vermelho a vários distritos do país.

Depois de ‘Gabriel’, agora ‘Helena’. O mau tempo chegou em força neste início de 2019 e esta nova depressão promete agitar a costa ocidental de Portugal continental, com ventos fortes e agitação marítima.

"Amanhã [sexta-feira] vamos ter uma intensificação significativa do vento sobretudo no litoral e nas terras altas com rajadas no litoral oeste de 75 Km/hora e de 85 Km/hora a norte do cabo Raso, atingindo a região da Grande Lisboa. No entanto, será no litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas podendo atingir os 110 quilómetros por hora", referiu à agência Lusa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a mesma fonte, as rajadas de vento também poderão atingir os 110 km/hora nas terras altas do Minho e Douro Litoral e da região Centro. "Para sexta-feira foram emitidos aviso vermelho, o mais grave, para agitação marítima [entre as 12:00 e as 21:00] e laranja para o vento forte. Este vento poderá ter muito impacto e estragos", explicou.

No que se refere à precipitação, o IPMA alertou para a queda de neve em cotas mais baixas que o normal. "Vamos ter ainda, devido a uma massa de ar polar de norte, queda de neve acima dos 800/1000 metros. No entanto, no nordeste transmontano poderá nevar em quotas mais baixas entre os 600 e os 800, não se podendo excluir também alguns flocos de neve na Serra de São Mamede, no distrito de Portalegre", referiu.

Para sábado, espera-se uma melhoria do estado do tempo. "As rajadas vão ficar-se pelo 60 km/hora, diminuindo para o fim do dia, e no mar vamos ter ondas de 6 a 7 metros na costa ocidental, mas depois desce para 4 a 5 e no final do dia para os 2/3 metros", explicou, salientando depois que para esta sexta-feira está prevista uma descida da temperatura de “quatro a seis graus no interior norte e centro que associado ao vento vai dar-nos maior desconforto térmico, vamos sentir mais frio. No sábado temos uma descida de 2 a 4 graus, em especial da mínima, e domingo desce a mínima 2/3 graus", concluiu.

Pin It

Mais Lidas