Anadia obteve a melhor pontuação de sempre quando conquistou a Bandeira Verde ECO XXI

Anadia conquistou, pela sexta vez consecutiva, com a melhor pontuação de sempre, o galardão Bandeira Verde ECO XXI 2020. A distinção foi instituída pela Associação Bandeira Azul (ABAE), visando reconhecer o trabalho dos municípios “em prol do desenvolvimento sustentável”, afirma nota.

O galardão foi entregue a 16 de dezembro, numa sessão que decorreu em formato digital.

Desde 2016, Anadia tem vindo a “traçar um caminho de grande sustentabilidade, apostando em várias políticas ambientais e na promoção de boas práticas, o que se tem refletido na pontuação crescente que tem vindo a obter, ao longo destes anos, por parte do ABAE”.

A autarquia recebeu, de igual forma, um diploma de reconhecimento de boa participação e empenho do município no programa ECO XXI, superando os 70% em 2020.

O Município de Anadia foi ainda premiado com o “Ecomood”, que consiste no EcoVoltas Solidárias e Workshop Mobilidade Sustentável, no valor de 650 euros.

De acordo com o município, o ECO XXI é um “programa para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local”, visando a identificação e reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade e valorizando a educação no sentido de sustentabilidade e qualidade ambiental.

O programa em questão, composto por 21 indicadores pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como exo-municípios aqueles onde encontram a “implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território”, refere nota.

Pin It

Publicidade (4)

Mais Lidas