O Centro de Rastreios Covid-19 “Drive Thru” foi criado para colmatar o estado de risco extremo do concelho de Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu “à inauguração do Centro de Rastreios Covid-19 “Drive Thru”, que está instalado no recinto da feira, em Esposende, junto à Central de Camionagem”, adianta nota.

A instalação deste centro de rastreios Covid foi realizada como resposta a uma proposta/solicitação de apoio à Clínica Senhora a Branca, em parceria com a Unilabs, destinando-se “aos cidadãos suspeitos de infeção e referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Desta forma, o município espera “dar resposta a solicitações de outros eventuais suspeitos da doença, tanto do concelho como de outras regiões, mediante agendamento prévio, através de telefone 220 125 001 ou do site da Unilabs”, adianta nota. Espera-se que o equipamento funcione todos os dias, entre as 9h00 e as 18h00 podendo realizar até 250 testes por dia.

Além da vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, que detém o pelouro da saúde, participaram neste ato o delegado de saúde de Esposende e os responsáveis pelo laboratório Unilabs.

O Presidente da Câmara Municipal refere o centro de rastreios Covid como uma “mais-valia para a comunidade de Esposende”, afirmando que se trata de um espaço de proximidade, permitindo “evitar deslocações a centros de colheita fora do concelho”, adianta a Câmara de Esposende em nota.

Assim, Benjamim Pereira afirma como garantida “a segurança do utente testado, não existindo a necessidade de exposição e contaminação possíveis de um ambiente fechado, assim como possibilitando uma maior rapidez na execução da colheita”, acrescentando ainda que o processo de testagem é rápido e simples, uma vez que a viatura entra no centro de testes, onde a equipa de enfermagem efetua o teste com zaragatoa, sem que o cidadão saia do seu veículo. Este centro de rastreio foi construído para fazer face ao número de casos positivos, uma vez que Esposende tem apresentado um risco extremo de contágio por COVID-19.

Para a instalação do “Drive Thru”, o município de Esposende assegura a instalação de um ponto de fornecimento de “energia elétrica, a cedência de sanitários para a equipa técnica e a disponibilização de espaço para a montagem da tenda, no caso o recinto da feira, junto, dado que reúne facilmente todas as condições”, realça nota.

Pin It

Publicidade (4)