A Câmara Municipal de Penafiel assinou, no passado dia 23 de março, no auditório da Biblioteca Municipal, um protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., para a criação de um Balcão da Inclusão.

Este acordo visa proporcionar informação e mediação especializada e acessível às pessoas com deficiência e/ou incapacidade, às respetivas famílias, organizações e outros que, direta ou indiretamente, intervêm na área da deficiência.

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, explicou que este Balcão da inclusão “pretende apoiar os nossos concidadãos, em primeiro lugar, através da disponibilização de informação e, depois, através da mediação. O serviço vai funcionar na nossa unidade de Ação Social. Quanto mais a comunidade se envolver, mais forte e eficaz será o serviço.”

Com este novo serviço, o Município de Penafiel vai estar disponível para esclarecer, via telefone, por escrito e presencialmente, as dúvidas sobre os direitos e benefícios de acordo com a legislação em vigor e sobre os recursos existentes. O Balcão da Inclusão compromete-se também a ajudar no encaminhamento e sensibilização junto dos diferentes organismos que, no âmbito da sua missão, têm competências nas matérias referidas para a resolução das situações apresentadas.

Pin It

Publicidade (4)