A União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga está associada à rede nacional de voluntários SOSvizinho, criado com o propósito de ajudar os idosos, doentes crónicos e outros voluntários neste período de quarentena. Também o Cais Cultural Caíde de Rei está associado ao projeto, conseguindo já mais de uma dezena de voluntários para abranger todo o território do concelho de Lousada. Agora foi criada uma linha de apoio.

 

O projeto SOSVIZINHO nasceu com a missão de ajudar pessoas que se encontrem dentro dos grupos de risco emergentes da crise pandémica, permitindo fazer chegar bens de primeira necessidade e lançou agora uma Linha de Apoio nacional e gratuita 800 20 20 20, que funciona diariamente, de segunda a domingo, das 8h às 20h.   

Esta linha verde visa dar resposta a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder a internet ou a lidar com tecnologia.

A rede de Voluntários, na qual se inserem mais de uma dezena de elementos de Lousada, apoiados desde a primeira hora pela União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, a que se juntou o Cais Cultural de Caíde de Rei  e, simultaneamente em todo o território nacional, está já há algum tempo a fazer chegar a estas pessoas os bens essenciais e medicamentos que necessitam, evitando que saiam das suas casas e, consequentemente, estejam mais expostas.  

O projeto, que continua a crescer exponencialmente, é do conhecimento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e recolheu o apoio da ANAFRE e da CASES, aos quais se juntaram entidades privadas como a Altice, Fundação Ageas, Mitsubishi, Fundação EDP, entre outras.

Mas a expectativa é a de que se juntem cada vez mais entidades e organismos públicos e privados.  N​o SOSvizinho já se registaram mais de 3000 voluntários dispostos a levar ajuda àqueles que mais precisam, m​as são precisos mais.

Todos os Voluntários com um Kit de higiene e segurança como Álcool gel, Máscaras e Luvas​.JUDE

Neste momento, os voluntários registam-se na plataforma online em https://sosvizinho.pt, passando depois por um rigoroso processo de seleção, após o qual estes são organizados e geridos por um coordenador de concelho, que no caso de Lousada é Fausto Oliveira, Presidente da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga que fará a atribuição de pedidos e gestão das suas disponibilidades. 

Os  pedidos de ajuda podem ser feitos de duas formas:  pela plataforma em www.sosvizinho.pt ou pelo telefone gratuito 800 20 20 20.    A resposta é dada num prazo máximo de 24horas após o pedido.

Os Voluntários no terreno estarão devidamente credenciados e identificados para o desempenho da sua tarefa, bem como cobertos por um seguro criado de propósito para o âmbito da ação. 

Ajude a divulgar esta iniciativa junto dos que mais precisam. E se estiver em condições e queira de alguma maneira ajudar, inscreva-se como voluntário em www.sosvizinho.pt.

Pin It

Publicidade (4)