Arrancou o projeto ‘Ficar na escola compensa: Desporto para todos’, inserido no Ano Municipal da Educação, que tem como objetivo principal melhorar o sucesso escolar no concelho de Lousada.

Pretende-se, desta forma, proporcionar aos alunos em risco de abandono escolar e com menos sucesso escolar, do 1º ciclo ao ensino secundário, a oportunidade de praticar uma modalidade desportiva gratuitamente.

Esta é uma das formas pensada para que os alunos permaneçam na escola, proporcionando-lhes gratuitamente a prática de um desporto de que gostem, mas que por questões económicas não estão a praticar.

Para ter resultados, o Município conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas, dos clubes e associações desportivas do concelho. Aliás, a prática desportiva é considerada um eixo fundamental para um estilo de vida saudável. Através do desporto são promovidos valores como a cooperação, o respeito, a amizade, a justiça e o empenho, fundamentais para a melhoria do rendimento académico mas também para a vida pessoal dos alunos.

Os alunos selecionados usufruem de um kit de desporto para praticarem a modalidade escolhida, que é disponibilizado pelas entidades desportivas.

Das artes marciais ao futebol, da patinagem ao BTT, cerca de 40 alunos já deram início às atividades em seis associações desportivas que se juntaram a este projeto do Município.

Até ao momento fazem parte deste projeto pioneiro no concelho a associação Kentu Juku (karaté), o LAC – Patinagem, a Lousada Século XXI (zumba), o Futebol Clube Romariz, o Aparecida Futebol Clube e as Artes Marciais e Desportos de Combate do Vale do Sousa.

Neste seguimento foram ainda adquiridas 15 bicicletas de BTT para que os alunos da Escola Básica Lousada Este (Caíde de Rei) possam praticar esta modalidade desportiva.

Esta é uma atividade que se insere no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, financiado pelo Norte 2020.

Pin It