O Município promove 2020 como o Ano Municipal para a Ação Climática, dando continuidade ao trabalho ambiental de referência que tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

O programa de trabalhos para este ano vai ser apresentado no próximo dia 25 de janeiro, pelas 21h00, no auditório da Escola Secundária de Lousada.

A apresentação vai ser seguida de um debate que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, da Prof.ª Helena Freitas, da Universidade de Coimbra, do Prof. Francisco Ferreira, da Associação ZERO, e Eva Cosme, da instituição Greve Climática Estudantil.

A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória, que deve ser efetuada através do link https://cutt.ly/lousada2020

O ano vai contar com a continuidade de projetos-chave como Plantar Lousada, Lousada Guarda-Rios, BioEscola e BioLousada, mas traz também novidades e um ainda maior comprometimento com as metas do desenvolvimento sustentável.

Este ano está previsto um maior envolvimento da população sénior na proteção da natureza e biodiversidade, através do programa de inclusão e envelhecimento ativo que em breve vai arrancar, BioSénior.

Para os mais jovens vão ser disponibilizadas mais oportunidades de formação-ação em ações de conservação da natureza, com várias oportunidades de voluntariado e de formação gratuita com especialistas. A título de exemplo, o Campo de Trabalho Científico do projeto nacional INVADER que vai decorrer este ano, em julho.

Está ainda previsto um maior investimento na formação pessoal dos quadros da autarquia, por forma a capacitar para a descarbonização, boas práticas ambientais e desenvolvimento de competências digitais. O ano traz novas formas de usufruir dos espaços verdes municipais, com a reabertura da Mata de Vilar equipada com um centro de acolhimento aos visitantes e a inauguração do Parque Molinológico de Pias e da Paisagem Protegida do Sousa Superior.

A divulgação dos valores locais continua com inúmeros eventos gratuitos e a publicação de novas obras de referência, como o Guia dos Jardins Históricos de Lousada e o Guia dos Gigantes Verdes.

GI CM Lousada

Pin It