A Junta de Freguesia de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga dinamizou um projeto para os comerciantes do concelho de Lousada no sentido de criarem estratégias de dinamização do comércio local e superar a crise económica que será instalada no país e, consequentemente a economia local.

“Era necessário um trabalho mais elaborado de apoio aos comerciantes, no sentido de preparar uma estratégia que una todos os comerciantes no regresso pós crise”, explicou a Junta de Freguesia, explicando depois como se processou a captação dos comerciantes. “A Junta distribuiu um formulário e criou uma plataforma onde os comerciantes podem inscrever-se para se concertarem estratégias para o futuro”. Nesta fase de propagação da COVID-19, o primeiro passo passou pela criação de a página www.juntacomerciolousada.pt, onde é possível ter os contactos e horários das lojas, “um pouco como outras plataformas que surgiram um pouco pelo país, com a plataforma gosmallstayhome.com”, lembrou. A equipa de trabalho utiliza as redes sociais, o WatsApp, a videoconferência e outras formas que permitam colocar os comerciantes e empresários à volta de uma ideia: “o que fazer após esta crise para relançar o comércio tradicional, atraindo os Lousadenses a comprarem em Lousada”.

Há ainda outras atividades solidárias que estão a ser desenvolvidas pela Junta de Freguesia: “Muito trabalho pela frente que esta Junta está a realizar, paralelamente a outros projetos de solidariedade e apoio aos idosos com uma parceria com a plataforma www.sosvizinho.pt que aliás já iniciou com a realização de compras em vez dos idosos. Também o apoio aos agrupamentos escolares no sentido de garantir que todos os alunos possam ter um computador e acesso à internet para a realização das suas atividades escolares à distância, está a ser trabalhada com os respetivos diretores”.

Pin It