Baltar vai ter um lar de Terceira Idade para doentes com alzheimer e outras doenças degenerativas. A infraestrutura vai funcionar nas instalações da antiga Escola EB 2/3 de Baltar.

A escritura de doação da escola foi celebrada a 6 de fevereiro, entre o presidente da autarquia de Paredes, Alexandre Almeida, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paredes, Ilídio Meireles.

O imóvel é composto por um edifício de quatro pisos e logradouro, localizado na freguesia de Baltar, que já tinha sido protocolado em fevereiro de 2017, foi doado à Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Paredes com o propósito de aí ser construído um Lar de Terceira Idade para acolhimento de doentes com alzheimer e outras doenças degenerativas, não podendo ser destinado a outros fins.

O presidente do município, Alexandre Almeida, referiu que “este contrato de doação assenta na necessidade de a autarquia dar resposta social à necessidade deste tipo de equipamento, um Lar de Terceira Idade, no Concelho de Paredes”.

O acordo prevê ainda que a Santa Casa da Misericórdia de Paredes entregue ao Município, em regime de comodato e pelo prazo de trinta anos, a “Antiga Casa dos Brasileiros” (“Palacete da Casa das Pereiras”), que também fez parte desta doação, edifício que a autarquia irá requalificar e utilizá-lo como equipamento cultural e social ao serviço da população.

A construção do Lar ficará agora à responsabilidade da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Paredes.

Pin It

Mais Lidas