O Centro Tecnológico da Indústria da Madeira e Mobiliário, em Lordelo, recebeu um encontro internacional com 75 investigadores de 35 países, entre eles, da Macedónia, Islândia, Israel, Turquia, Sérvia, Noruega e Montenegro, para além de representantes dos Estados membros da União Europeia.

O encontro ‘Ações COST’ teve como objetivo promover a integração e enriquecimento das diversas comunidades científicas, proporcionando a maximização do investimento em investigação e desenvolvimento.

A abertura dos trabalhos foi presidida por Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, que agradeceu à organização ter escolhido Paredes para realizar este encontro internacional, considerando ter sido “uma honra a candidatura portuguesa ter sido aceite e distinguida em relação a muitas outras propostas”.

O encontro internacional teve vários assuntos em destaque, tendo sido debatido o tema da acessibilidade do ambiente construído para os idosos, integrando soluções de TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, design ergonómico, tendo em consideração as necessidades de saúde dos seniores mais dependentes.

“Pretende-se nestes encontros científicos analisar e discutir os avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, constituindo uma oportunidade única para que investigadores de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas”, referiu a organização.

A escolha de Paredes prende-se com o desenvolvimento da indústria do mobiliário que alia ao design, investigação e desenvolvimento de novos produtos adaptados à condição dos seniores. A comunidade de investigadores presente em Paredes teve a oportunidade de visitar a empresa Famo.

Pin It

Publicidade (4)

Mais Lidas