21.3 C
Munique
19.9 C
Porto
RegionalCIM Tâmega e Sousa irá integrar rede educativa internacional

CIM Tâmega e Sousa irá integrar rede educativa internacional

Relacionados

Penafiel – Apreensão de armas ilegais

No âmbito de uma denúncia por ameaças com recurso a armas de fogo, no dia 3 de julho, os militares da guarda do posto...

Cerimónia de comemoração dos 91 anos da instituição em Paços de Ferreira brindada com medalha por serviços distintos de Grau Ouro

Zeferino Barbosa, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira (AHBVPF), recebeu a medalha por serviços distintos de Grau Ouro da...

Amarante – Detido por posse de arma proibida

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Amarante, hoje, dia 30 de junho, deteve um homem de 23 anos por posse...

Teach For All, nome do projeto, nasce de uma parceria que visa promover o sucesso escolar dos alunos da região

Em conjunto com os seus 11 municípios e agrupamentos escolares da região, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) irá implementar um programa de formação e desenvolvimento de liderança para “promoção do sucesso educativo”, adianta o CIM do Tâmega e Sousa em nota.

O programa em questão, inserido no âmbito da estratégia educativa TâmegaSousa – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa (PIICIE do Tâmega e Sousa, será dinamizado pela “associação Teach For Portugal, uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All e que tem por missão diminuir a desigualdade educativa e garantir que todas as crianças têm acesso às mesmas oportunidades de educação, independentemente do seu contexto socioeconómico”, refere nota.

Pretende-se, através deste projeto, promover uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, nomeadamente os mais desfavorecidos, assim como reduzir a taxa de retenção e abandono escolar precoce no Tâmega e Sousa.

O Teach For All é baseado num modelo, testado e replicado em 58 países da rede Teach For All, a implementar ao longo de “dois anos letivos em 11 escolas da região, uma por concelho, sendo especialmente dirigido a crianças do 2.º ciclo do ensino básico” sendo que, durante esse tempo, cada escola passa a dispor de um membro da Teach For Portugal, designando-se de mentor.

De acordo com o CIM Tâmega e Sousa, o mentor irá trabalhar “em parceria com um professor, chamado de professor-mentor, apoiando-o na planificação e preparação das aulas, mas atuando, sobretudo, em quatro dimensões: resultados académicos, consciência do eu, gestão emocional e liderança. Este trabalho é feito através do desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas, durante e fora do período letivo, de forma presencial ou online, enquanto vigorar o ensino à distância”, adianta.

O objetivo deste projeto será “impedir que o contexto socioeconómico de um aluno o impeça de atingir a realização pessoal e profissional”, sendo que os mentores deverão colocar em evidência o que de melhor há em cada criança.

Assim, além das dinâmicas realizadas em sala de aula e online, caberá a cada mentor o desenvolvimento de um projeto escolar e m projeto comunitário “assentes na relação escola-família-comunidade”, procurando, com estes projetos, envolver de forma participativa os alunos, professores, diretores e pessoal não docente, bem como pais e encarregados de educação, associações de pais, instituições locais, associações desportivas e comunidade em geral no processo educativo, de forma a promover a participação efetiva na promoção do sucesso escolar dos alunos.

Este é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido