2 C
Munique
7.8 C
Porto
RegionalEurodeputado Paulo Rangel preocupado com o abandono da Citânia de Sanfins

Eurodeputado Paulo Rangel preocupado com o abandono da Citânia de Sanfins

O Eurodeputado culpabiliza a Câmara Municipal pela ausência de cuidado e afirma que o local é valioso, podendo mesmo vir a fazer parte do Património Mundial da UNESCO

Relacionados

Acidente em Santo Tirso provoca um ferido

Esta manhã, na Rua de Fontiscos em Santo Tirso, ocorreu um acidente de viação, o qual provocou um ferido leve. O alerta foi dado pelas...

Entrega de Prémios de Eurohockey Indoor Championship em Paredes

Ontem, em Paredes, decorreu o último dia de competição do Campeonato Europeu de Hóquei Indoor de Seniores Masculinos. No local, marcou presença o vereador...

Penafiel: Despiste em Rio de Moinhos provoca três feridos

Ontem, na sequência de um despiste de carro, em Rio de Moinhos, no concelho de Penafiel, três pessoas ficaram feridas. Um dos feridos teve de...

O eurodeputado Paulo Rangel visitou a Citânia de Sanfins esta sexta-feira, a convite do PSD de Paços de Ferreira, ficando visivelmente “preocupado com o cenário de abandono verificado naquela importante zona arqueológica da civilização castreja na Península Ibérica”, refere o PSD de Paços de Ferreira em nota.

O político chegou mesmo a referir ser “um crime contra a história de Paços de Ferreira e de Portugal”, lamentando a ausência de cuidado na preservação do sítio, responsabilizando a Câmara Municipal, acrescentando que “em qualquer país da Europa estaria muito mais bem cuidado, este está ao abandono, exposto ao vandalismo e até ao roubo. Algumas pedras que sobreviveram já não estão cá, porque são valiosas. Está exposto a isto, não tem nenhuma visibilidade turística, nem identitária”, comenta.

É ainda examinado por parte do Eurodeputado que “nos anos 70 do século passado havia mais consciência de que Sanfins existia do que há hoje. Isto é uma vergonha local e nacional”. Ainda ciente do problema localizado, acrescenta ser importante “reativar o programa de escavações, sabemos que há aqui tesouros, porventura ainda mais impressionantes dos que já foram descobertos, e até de várias fases, como a castreja, a romana e pós-romana”, identificando existirem condições para a Citânia fazer parte do Património Mundial da UNESCO.

O presidente da Distrital do PSD Porto, Alberto Machado, deixou críticas à forma como a Câmara Municipal tem gerido a Citânia de Sanfins, contando existir uma “inação por parte da autarquia de Paços de Ferreira relativamente a um património destes, a Citânia de Sanfins será um dos eixos prioritários do programa eleitoral que o PSD irá apresentar aqui no concelho”, referindo que, a nível político, a Citânia será um dos eixos prioritários do programa eleitoral que o PSD apresentará no concelho.

A par desta prioridade, é analisado que “o atual presidente de Câmara tem tido um comportamento errático ao longos destes anos de governação socialista. Exemplos como este, de abandono, são muitos mais e é preciso mudar o registo para desenvolver Paços de Ferreira para aquilo que o concelho merece”, concretiza. Assim, Alberto Machado admite que Alexandre Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Paços de Ferreira, tem “todas as capacidades”, vendo-lhe uma “proximidade para com as populações que muitas das vezes são raras nos políticos” e admite que, se a vontade concelhia for essa, a Distrital apoiará o seu nome”.

Alexandre Costa justificou a presença de Paulo Rangel e Alberto Machado de forma a perceberem “o diamante que temos para explorar, adiantando que o PSD irá “apresentar propostas que visem a projeção cultural daquele castro e do restante património cultural de uma forma integrada com as restantes dimensões, como a economia, educação e parte ambiental. Ficámos agradados com a visita e com o que nos foi transmitido”, sublinha.

Por fim é referido por parte do Partido que “no dia 26 de fevereiro aprovámos em plenário do PSD de Paços de Ferreira o perfil do candidato. Até 31 de março vamos aprovar o nosso candidato”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido