9.9 C
Munique
15.8 C
Porto
RegionalEurodeputado Paulo Rangel preocupado com o abandono da Citânia de Sanfins

Eurodeputado Paulo Rangel preocupado com o abandono da Citânia de Sanfins

O Eurodeputado culpabiliza a Câmara Municipal pela ausência de cuidado e afirma que o local é valioso, podendo mesmo vir a fazer parte do Património Mundial da UNESCO

Relacionados

Câmara Municipal de Paços e Ferreira obrigada à alteração de horários da Polícia Municipal por ordem do tribunal

Tendo em conta a situação pandémica nacional que Portugal está a atravessar, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira procurou estipular horários de trabalho...

Tribunal condena organizadores de rali cuja prova vitimou três espectadores em Guimarães

O Tribunal da Relação de Guimarães avançou à TVI 24 a “condenação por homicídio negligente de quatro responsáveis pela organização da edição 2014 do...

A amostra utilizada na Sondagem de intenções de voto em Paços de Ferreira refere-se à cidade do Montijo

Após ter sido publicada uma sondagem por parte de um órgão de comunicação regional de Paços de Ferreira referente às intenções de votação dos...

O eurodeputado Paulo Rangel visitou a Citânia de Sanfins esta sexta-feira, a convite do PSD de Paços de Ferreira, ficando visivelmente “preocupado com o cenário de abandono verificado naquela importante zona arqueológica da civilização castreja na Península Ibérica”, refere o PSD de Paços de Ferreira em nota.

O político chegou mesmo a referir ser “um crime contra a história de Paços de Ferreira e de Portugal”, lamentando a ausência de cuidado na preservação do sítio, responsabilizando a Câmara Municipal, acrescentando que “em qualquer país da Europa estaria muito mais bem cuidado, este está ao abandono, exposto ao vandalismo e até ao roubo. Algumas pedras que sobreviveram já não estão cá, porque são valiosas. Está exposto a isto, não tem nenhuma visibilidade turística, nem identitária”, comenta.

É ainda examinado por parte do Eurodeputado que “nos anos 70 do século passado havia mais consciência de que Sanfins existia do que há hoje. Isto é uma vergonha local e nacional”. Ainda ciente do problema localizado, acrescenta ser importante “reativar o programa de escavações, sabemos que há aqui tesouros, porventura ainda mais impressionantes dos que já foram descobertos, e até de várias fases, como a castreja, a romana e pós-romana”, identificando existirem condições para a Citânia fazer parte do Património Mundial da UNESCO.

O presidente da Distrital do PSD Porto, Alberto Machado, deixou críticas à forma como a Câmara Municipal tem gerido a Citânia de Sanfins, contando existir uma “inação por parte da autarquia de Paços de Ferreira relativamente a um património destes, a Citânia de Sanfins será um dos eixos prioritários do programa eleitoral que o PSD irá apresentar aqui no concelho”, referindo que, a nível político, a Citânia será um dos eixos prioritários do programa eleitoral que o PSD apresentará no concelho.

A par desta prioridade, é analisado que “o atual presidente de Câmara tem tido um comportamento errático ao longos destes anos de governação socialista. Exemplos como este, de abandono, são muitos mais e é preciso mudar o registo para desenvolver Paços de Ferreira para aquilo que o concelho merece”, concretiza. Assim, Alberto Machado admite que Alexandre Costa, presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Paços de Ferreira, tem “todas as capacidades”, vendo-lhe uma “proximidade para com as populações que muitas das vezes são raras nos políticos” e admite que, se a vontade concelhia for essa, a Distrital apoiará o seu nome”.

Alexandre Costa justificou a presença de Paulo Rangel e Alberto Machado de forma a perceberem “o diamante que temos para explorar, adiantando que o PSD irá “apresentar propostas que visem a projeção cultural daquele castro e do restante património cultural de uma forma integrada com as restantes dimensões, como a economia, educação e parte ambiental. Ficámos agradados com a visita e com o que nos foi transmitido”, sublinha.

Por fim é referido por parte do Partido que “no dia 26 de fevereiro aprovámos em plenário do PSD de Paços de Ferreira o perfil do candidato. Até 31 de março vamos aprovar o nosso candidato”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido