5 C
Munique
8.7 C
Porto
RegionalMarco de CanavesesCIM do Tâmega e Sousa revela resultados do impacto social no âmbito...

CIM do Tâmega e Sousa revela resultados do impacto social no âmbito da estratégia educativa

Relacionados

Paços de Ferreira – Comunicado – PSD

- Comunicado - "O Partido Social Democrata de Paços de Ferreira, no exercício do direito de oposição, apresentou, em reunião com o Sr. Presidente da...

Valongo – Detidos por exercício ilícito de segurança privada

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Valongo, no dia 19 de novembro, deteve em flagrante um homem de 32 anos...

Paços de Ferreira – Chegou mais cedo o Natal à Santa Casa da Misericórdia

A Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira foi brindada no passado dia 23 de novembro, com um presente de Natal antecipado,...

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) apresentou, na passada sexta-feira, no Emergente – Centro Cultural, no Marco de Canaveses, os resultados do impacto social na comunidade educativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, uma estratégia desenvolvida pela CIM em articulação com os 11 municípios, as escolas da região e os encarregados de educação, e que teve como missão promover o sucesso escolar dos alunos do Tâmega e Sousa.

A apresentação dos resultados esteve a cargo da equipa do Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (SINCLab), a qual se responsabiliza pela mediação do impacto social de quatro medidas consideradas fundamentais para prevenção e combate ao insucesso escolar.

Os programas de psicologia e orientação vocacional “DICAS”, o projeto “Experimenta Ciências”, o projeto “Teatro na Escola” e a criação de “Salas Educativas do Futuro”. No total dos dois anos letivos de medição do seu impacto social, as quatro medidas envolveram mais de 23 mil alunos, desde o pré-escolar ao secundário, tendo sido concluído, através de estudos de medição de impacto social, que as medidas tiveram resultados positivos na comunidade escolar em geral.

Durante a sessão de apresentação, o Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, sublinhou a importância da aposta na educação no Tâmega e Sousa, revelando que “a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é a CIM que mais recursos financeiros aloca ao programa educativo e que os municípios valorizam o trabalho da educação”.

Telmo Pinto referiu ainda que o trabalho em rede, apesar de ter sido difícil realizá-lo no decorrer da pandemia, promoveu resultados favoráveis, mostrando que se “deve continuar a trabalhar em rede”, nomeadamente ao nível “dos municípios, os agrupamentos de escola, as associações de pais e a própria CIM do Tâmega e Sousa”.

O encerramento da sessão coube ao Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Miguel Gonçalves, o qual reiterou os resultados positivos da implementação do PIICIE do Tâmega e Sousa e, consequentemente, a importância de dar a continuidade a estes no futuro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido