1.9 C
Munique
8.9 C
Porto
DestaquePenafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Penafiel investe na rede de abastecimento para controlo das perdas de água

Relacionados

Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) com orçamento de 1,37M para 2023

O Conselho Diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT) aprovou hoje, 28 de novembro, o Plano Plurianual de Investimentos 2023-2026. O documento prevê...

Pedro Santinho Mendes estreia-se a vencer em Fronteira

Com muitos milhares de espetadores e um sol radioso, a 10ª edição da BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira foi pródiga em...

Braga – Câmara de Braga transfere mais de 600 mil euros para Freguesias e instituições do Concelho

Mais de 600 mil euros é quanto o Município de Braga vai transferir para financiar a execução de várias obras em diversas Freguesias e...

A Empresa Municipal “Penafiel Verde” está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento com o objetivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel, no âmbito de uma candidatura co-financiada.

De acordo com o município, o objetivo será dar passos sólidos para a eficiência de serviço e à eficiência ambiental, tendo a Empresa Municipal Penafiel Verde criado um plano para a rede de abastecimento de água assente em três pilares, nomeadamente a renovação, deteção e integração, com um investimento de mais de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pelo POSEUR-03-2021-FC-001256.

Atualmente, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, tendo em conta que as redes ali existentes são muito antigas e possuíam perdas de água elevadas. Já na área da deteção, a Penafiel Verde adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados, encontrando-se a instalar cerca de 45 em Zonas de Mediação e Controlo, bem como 22 válvulas redutoras de pressão em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos.

A finalidade destes novos equipamentos será de munir a rede de mecanismos de controlo. Já área de integração engloba a informação recolhida pelos equipamentos de controlo ao incluir a monitorização dos equipamentos de medição, bem como o controlo de forma contínua com interligação ao sistema de telegestão, permitindo uma rápida intervenção sobre as fugas detetadas.

A implementação deste projeto reforça o contributo para a redução do volume da água perdido no sistema de distribuição do concelho, a utilização sustentável deste recurso hídrico, assim como a garantia da qualidade e eficiência do serviço prestado aos clientes.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido