RegionalValongo: Centro de Hemodiálise do Hospital de São João inaugurar-se-á amanhã

Valongo: Centro de Hemodiálise do Hospital de São João inaugurar-se-á amanhã

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

As obras para o Centro de Hemodiálise começaram no início de dezembro de 2019, localizado em Valongo, tutelado pelo Centro Hospitalar de São João. De acordo com o Hospital, esta unidade é dedicada a utentes de ambulatório e localiza-se nas antigas instalações do Hospital de Valongo, sendo uma obra avaliada em cerca de 900 mil euros.

A Unidade servirá “preferencialmente os doentes renais crónicos residentes preferencialmente nos Concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Porto, e irá dispor de 24 postos de tratamento, distribuídos por duas salas independentes, onde poderão ser tratados cerca de 140 doentes, com as técnicas de Hemodiálise mais avançadas, baseadas na hemodiafiltração on-line”, explica, em nota, o Hospital de São João.

A unidade em questão está vocacionada para o tratamento de doentes de ambulatório, esperando-se que represente uma mais-valia importante na assistência nefrológica de proximidade.

Espera-se que o Centro de Hemodiálise funcione como uma extensão do Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar Universitário São João, dispondo de “todas as valências da especialidade, que o colocam numa posição de destaque nacional e internacional em termos de oferta clínica e produção científica”.

Direitos Reservados

O Centro de Referência de Transplante Renal do Centro Hospitalar de São João é responsável, de acordo com o próprio, “pela realização de 70 a 80 transplantes renais por ano, detém a maior unidade de Diálise Peritoneal do país, onde são acompanhados cerca de 100 doentes em tratamento domiciliário, inclui uma unidade de Hemodiálise que passará a ficar vocacionada para o tratamento de doentes agudos/urgentes e doentes internados, para além da atividade de consulta externa, do internamento, do Serviço de Urgência permanente e das técnicas diagnósticas”, conclui o Hospital de São João.

Direitos Reservados

A cerimónia de inauguração irá decorrer amanhã, em Valongo, onde estarão presentes o secretário de Estado da Saúde, Serra Lopes e marcam presença o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro e Fernando Araújo com Manuel Pestana, do Centro Hospitalar de São João.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -