A 14ª Festa do Caldo regressa amanhã à Aldeia de Quintadona, em Lagares e Figueira, Penafiel, e, até 18 de setembro, oferece ao público música, teatro e gastronomia tradicional.
Entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, a aldeia de xisto recebe mais uma edição da Festa do Caldo de Quintadona que, segundo um comunicado do município de Penafiel, se trata de uma celebração “em honra do caldo, onde a gastronomia tem como cenário uma aldeia preservada”.
A festa vai contar com atuações de teatro, concertos de música tradicional portuguesa, bandas musicais, ranchos folclóricos, espetáculos para os mais novos, animação nas ruas, uma feira de artesanato e gastronomia com produtos da terra e ainda com o Cortejo pela Aldeia, que junta a Confraria do Caldo de Quintadona, confrarias convidadas e entidades oficiais no último dia do evento.
Entre os 40 espetáculos que fazem parte do cartaz da Festa do Caldo, é atribuído um destaque às apresentações de Pé na Terra, Balklavalhau, Cristina Sousa, Zingamocho, Crua, Chulada da Ponte Velha, Touriga, Colectivo Capela e Teatro Assombrado.
Durante os três dias da Festa do Caldo de Quintadona, a organização da romaria decidiu “abolir a utilização do plástico descartável”, mantendo o uso de copos de barro e alumínio à semelhança do que foi feito na edição anterior. Esta medida pretende promover a “diminuição de lixo e da pegada ecológica causada pelo festival”.