OpiniãoA política de transportes da AD em Penafiel

A política de transportes da AD em Penafiel

Relacionados

Gestão cemiterial: Um passo para a frente, dois para trás?

Em 1835, foi executado o primeiro decreto que estabelecia os cemitérios públicos no país. Desde então, as leis cemiteriais foram sofrendo alterações no que...

SEM TETO, SEM ABRIGO

Quantas vezes nos interrogamos porque dormem pessoas na rua? Os motivos são vários, desde o desemprego aos problemas familiares passando, muitas vezes, pelas regras que...

Habitação para tod@s num mundo mais verde e justo

Quando me propus escrever acerca da habitação em Portugal, pensei “Vai ser fácil!”. Mas enganei-me. Hoje, não é fácil escrever acerca do tema (para mim)...

Corria o ano de 2020 quando a autarquia anunciou um investimento de 1,5 milhões de euros para o novo centro de transportes da cidade ( https://www.cm-penafiel.pt/penafiel-vai-revolucionar-localmente-sistema-de-transportes-publicos/).

Em 2022, a imprensa local dava conta que seria inaugurada no primeiro semestre de 2023 (https://www.verdadeiroolhar.pt/central-de-transportes-em-penafiel-concluida-este-ano-e-a-funcionar-no-proximo-c-fotos/), mas em outubro de 2024 ficamos a saber que entrará em funcionamento a 1 de janeiro de 2025 (https://www.verdadeiroolhar.pt/central-de-transportes-de-penafiel-entra-em-funcionamento-em-janeiro-de-2025/) e com anúncio de  que o espaço será concessionado a um consórcio privado de empresas rodoviárias.

Nas últimas eleições autárquicas, a candidatura da CDU à presidência da Câmara Municipal de Penafiel alertou para a falta de um plano municipal de transportes, bem como de um plano de transportes que permita a mobilidade eficiente dos cidadãos dentro da CIM do Tâmega e Sousa e com a Área Metropolitana do Porto. Neste plano teria de se englobar as viagens ao hospital de Amarante, no qual muitos penafidelenses (e os habitantes desta região) têm de se deslocar para consultas e exames. Contudo, com a atual oferta de transportes públicos, os habitantes de Penafiel e da região abrangida pela Unidade de Saúde Local Tâmega e Sousa (hospitais de Penafiel e Amarante) terão de se deslocar pelos seus próprios meios.

Para concluir, depois de a autarquia fazer um investimento com verbas públicas e com fundos europeus, eis que chegamos ao que a AD tanto gosta: usar o dinheiro dos contribuintes para alimentar o negócio privado. E assim foi anunciada a concessão de um espaço contruído com verbas públicas, sem sabermos publicamente os moldes desta concessão e sem um plano de transportes entre os municípios da CIM e a AMP. A CDU também estará atenta ao que acontecerá ao espaço que atualmente é utilizado como central de transportes e que será desativado.

 Bruno Sousa (professor)

 Membro da Comissão Concelhia de Penafiel do PCP

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -