Foi aprovada, na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, na Assembleia da República, o projeto de lei sobre a desagregação de freguesias. O Projeto de Lei contou com votos a favor das bancadas do PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN e do CDS-PP, com o voto contra da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega.
No concelho de Paços de Ferreira, as freguesias de Frazão e Arreigada, Paços de Ferreira e Modelos e Sanfins, Lamoso e Codessos, que desde 2013 estavam agregadas, devido à reforma imposta pela “Troika” de reduzir o numero de freguesias, que na altura era de 4 mil 260, tiveram aprovadas as respetivas propostas de desagregação que anteriormente tinha sido recusada.
A votação contou com a assistência de cerca de uma centena de cidadãos do concelho, juntamente com a presença do Presidente da Câmara Municipal.
Após o resultado, através de uma publicação no Facebook, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira refere que “o nosso concelho volta a ter 16 freguesias, respeitando, assim, a nossa história, a nossa identidade e acima de tudo, a vontade das nossas populações”. Aproveitando também para agradecer aos cidadãos que viajaram até Lisboa “no sentido marcar presença num dia que ficará gravado na história” do concelho.
O PS De Paços de Ferreira também manifestou a sua satisfação pela desagregação das freguesias pelas redes sociais do partido, agradecendo também aos cidadãos que marcaram presença na AR “num dia que ficará marcado na história do nosso concelho e pelas melhores razões”, reiterando que, “Valeu a pena todo o enorme trabalho do Município e o empenho do Partido Socialista”.
De igual modo, o PSD de Paços de Ferreira agradece a “todos/as os/as envolvidos/as neste processo”, referindo que “objetivo primordial foi concretizado e é hora de continuar a lutar por um concelho mais igualitário, dinâmico e forte, onde as diferentes dinâmicas de cada freguesia ajudarão a engrandecer o nosso concelho”.