DestaqueProjeto “Quatro Patas, Mil Sorrisos” leva alegria e conforto às crianças internadas...

Projeto “Quatro Patas, Mil Sorrisos” leva alegria e conforto às crianças internadas em Penafiel

Relacionados

Penafiel – Casal detido por tráfico de droga

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Amarante, deteve em flagrante, no dia 22 de outubro, um homem...

Candidaturas às Bolsas de Estudo do Município de Lousada

Os estudantes de Lousada que frequentam o ensino superior já podem candidatar-se às Bolsas de Estudo atribuídas pela Câmara Municipal, estando o prazo de...

Felgueiras – Dois homens detidos por condução ilegal, perigosa e sob efeito de álcool

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Vila Cova da Lixa, deteve, no dia 20 de outubro, dois homens, de 19...

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULS-TS) assinalou o Dia Mundial da Dor com o lançamento do projeto “Quatro Patas, Mil Sorrisos”, uma iniciativa inovadora que introduz a Terapia Assistida por Animais no serviço de Pediatria do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
O protagonista da estreia foi Zazu, um cão de assistência especialmente treinado, que encantou as crianças internadas, familiares e profissionais de saúde durante a sua primeira visita ao hospital. A partir desta experiência, o projeto prevê sessões mensais, em que cães terapeutas proporcionarão momentos de conforto, descontração e alegria aos pequenos pacientes.
A iniciativa nasceu de um trabalho de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, desenvolvido pela enfermeira Rafaela Silva, e integra também uma componente formativa, que pretende capacitar os profissionais de enfermagem para utilizarem a terapia com cães como apoio complementar no controlo da dor e no bem-estar emocional das crianças.
As sessões realizam-se na primeira terça-feira de cada mês, podendo ser individuais ou em grupo, e são ajustadas à idade e condição clínica de cada criança. Decorrem sempre sob a supervisão de enfermeiros e terapeutas especializados.
Com este projeto, a ULS-TS reforça o seu compromisso com a humanização dos cuidados de saúde, aproximando o hospital das crianças e das suas famílias — e provando que, às vezes, uma pata amiga pode fazer toda a diferença.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -