O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, situado em Penafiel, anunciou a conclusão do ano de 2021 sem listas de espera para consultas ou cirurgias. De acordo com o Centro Hospitalar, de 2019 a 2020 foram realizadas mais de 50 mil cirurgias e, em 2021, cerca de 26 mil.
O número de cirurgias realizadas permitiu uma redução em praticamente todas as áreas, a lista de espera do CHTS. Já no âmbito das listas de espera e consultas de especialidades, o ano passado terminou com “situações residuais em vias de solução”, refere o CHTS.
No que respeita à lista de espera para consultas de especialidade a unidade refere ser praticamente inexistente, “subsistindo apenas alguns casos relacionados com endocrinologia e com a apneia do sono”, esclarece o hospital.
Relativamente à atividade assistencial o CHTS recorda que, em 2019, iniciou um projeto “abrangente para combater as listas de espera e dar resposta à população”, reforçando as equipas, captação de mais especialistas e abertura de novas especialidades como a área da infeciologia, imunoalergologia, reumatologia, hematologia e oncologia, permitindo a redução significativa das listas de espera.