Paços de FerreiraArreigadaPlataforma MAIS Concelho apresenta recomendações no Museu da Citânia de Sanfins

Plataforma MAIS Concelho apresenta recomendações no Museu da Citânia de Sanfins

Relacionados

Mulher Detida por Incêndio Florestal em Lousada

Uma mulher, de 46 anos, foi detida pela Polícia Judiciária (PJ), com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR), por suspeita de ter causado...

Detido homem de 39 anos por violência doméstica e sujeito a pulseira eletrónica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIAVE) de Penafiel, deteve um homem de 39 anos por suspeitas de violência...

Luís Filipe Rebelo é o Candidato da Iniciativa Liberal à Assembleia Municipal de Valongo

A Iniciativa Liberal anunciou a candidatura de Luís Filipe Rebelo, de 58 anos, à Assembleia Municipal de Valongo, com o objetivo de trazer uma...

Iniciativa de reflexão cívica reuniu cerca de 50 participantes em oito sessões temáticas. Documento final servirá de contributo para a preparação do programa autárquico da coligação MAIS (PSD/CDS).

O Museu da Citânia de Sanfins, em Paços de Ferreira, recebeu no passado domingo a sessão de encerramento da Plataforma MAIS Concelho, um ciclo de oito encontros que reuniu cerca de 50 cidadãos apartidários, oriundos de diferentes setores da sociedade civil.

Diagnóstico e propostas para o concelho

Entre 30 de junho e 21 de julho, os participantes debateram em sete grupos temáticos as áreas de Cultura, Património e Turismo; Saúde e Ambiente; Atividade Económica e Emprego (com duas sessões dedicadas); Juventude; Educação, Formação e Sociedade; Desporto, Lazer e Associativismo; e Urbanismo e Acessibilidades.

Do trabalho resultou o documento “Cidadania Participativa – Onde queremos viver? Aqui!…”, que inclui um diagnóstico dos principais problemas e desafios do concelho, bem como propostas de solução. Segundo os organizadores, o contributo terá caráter independente e visa apoiar a elaboração do programa autárquico da coligação MAIS (PSD/CDS) para as eleições municipais de 2025.

Declarações dos responsáveis

O candidato da coligação à presidência da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Alexandre Costa, afirmou que a Plataforma foi criada como “um espaço livre, plural e independente de reflexão”, sublinhando que a coligação “não interferiu nos trabalhos, conclusões ou recomendações apresentadas”.

O coordenador do projeto, Joaquim Cândido Castelo Veiga Ribeiro, engenheiro geotécnico e mestre em Georecursos, explicou que a missão consistiu em “auscultar a sociedade civil, promovendo um exercício democrático de análise e debate sobre o futuro do concelho”. Acrescentou ainda que o convite da candidatura corresponde a “um exercício dos princípios elementares da democracia, aproximando a população do poder político”.

Participação independente

De acordo com os organizadores, os participantes foram convidados pela sua experiência e capacidade de reflexão, tendo contribuído em regime de total liberdade, sem assumir compromissos partidários ou eleitorais.

A Plataforma MAIS Concelho pretendeu, segundo os seus promotores, reforçar a ideia de que a política local deve ser construída “com todos os cidadãos, assente na escuta, participação e compromisso coletivo”.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -