A festa da regueifa e do biscoito, na sua VIII edição, volta à cidade de Valongo entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Este evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Valongo tem o seu foco no largo do centenário, no coração da cidade, mas estende- se por pelas artérias principais da cidade, sendo estes uns dias dedicados exclusivamente à tradição gastronómica da terra.
Esta feira anual é uma homenagem à história da região já que nos séculos XIX e XX Valongo era o principal fornecedor de pão da cidade do Porto e junto com a feira oitocentista almejam retratar esses mesmos tempos, com a presença de padeiros e biscoiteiros, vestidos a rigor, para além de variadas regueifas e pães feitos à base de trigo, e também biscoitos, que são conhecidos além-fronteiras.
O foco principal deste evento é a identidade gastronómica da região de Valongo, como evidenciam as atividades ao longo dos dias, assim como o desfile e abertura da festa, onde as crianças das escolas do Concelho e as associações locais se vestem a rigor em representação a personagens emblemáticas e características da terra como padeiros e almocreves, ou o concurso que elege a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira, sendo este a atração principal do último dia do festival. Contudo existe também a vertente cultural da festa, com atividades de entretenimento diurno e noturno, que prometem trazer muita animação à cidade.
Ao longo das edições a festa passou de apenas uma celebração da regueifa e do biscoito para a exposição e promoção de vários produtos que alimentam a economia da região, tais como os brinquedos tradicionais e a ardósia.
O cartaz de atividades da feira da regueifa e do biscoito deste ano irá ser revelado brevemente pela Câmara Municipal de Valongo.