A equipa de Paços de Ferreira esteve muito perto de conseguir uma vitória importante, mas um golo tardio dos visitantes e um livre direto falhado no último minuto resultaram em 2 pontos perdidos.
O jogo não começou da melhor maneira para a equipa pacense, que sofreu aos 3 minutos do encontro, com Rui “Folhetas” Silva a abrir o marcador para os visitantes.
Rafael Almeida conseguiu empatar para a equipa da Juventude e as coisas pareceram melhorar para o conjunto caseiro, com Folhetas a falhar dois livres seguidos, por defesa de Tiago Rodrigues.
E o final da primeira parte foi extremamente animado. Primeiro, depois da 10ª falta da Juventude Pacense, Franco Pósito fez o 1-2, por livre direto.
No entanto, nem um minuto depois, uma falta dura de Anderson “Nery” Silva levou a um cartão azul para o defesa angolano e a um livre para a equipa caseira.
O homem golo da Juventude Pacense, Joca Guimarães, falhou o livre, mas marcou na recarga. O jogo ia para o intervalo com um empate 2-2.
O segundo tempo começou da melhor forma possível para a equipa de Paços de Ferreira.
Nem um minuto de jogo tinha passado quando Joca Guimarães castigou o Riba D’Ave, depois da 10ª falta, e lançou a Juventude Pacense para a liderança com um bom livre direto.
Gustavo Pato empatou para os visitantes aos 33 minutos, restaurando a igualdade num 3-3. E o herói de Riba D’Ave quase passava a vilão quando, apenas dois minutos depois, viu cartão azul.
Joca Guimarães teve no seu stick a oportunidade de voltar a lançar a equipa pacense para a liderança, mas o guarda-redes Álvaro Shedha disse “presente”, com uma excelente defesa.
E o encontro viria a tornar-se mais difícil para a equipa caseira quando Franco Pósito aproveitou um mau passe de Rafa Almeida e bisou na partida, aos 41 minutos, dando a vantagem ao Riba D’Ave.
O jogo acabaria por ser interrompido durante alguns minutos, para assistência médica ao árbitro Marco Gomes, que levou com uma bola no peito.
A paragem de alguns minutos deu a oportunidade para ambas as equipas se recomporem e a Juventude Pacense mostrou mais querer no recomeço, com Zé Miguel a empatar o encontro depois de um excelente remate para o topo da baliza.
E, apenas um minuto depois, um remate da metade do campo da Juventude Pacense resultou num ressalto, através do qual Zé Miguel fez o seu segundo na partida e restaurou a vantagem da equipa caseira.
A equipa da Juventude Pacense parecia ter a vitória segura, até aos 47 minutos. Um remate esperançoso de Franco Pósito foi defendido por Tiago Rodrigues, mas o guardião pacense bateu com o stick na bola, acidentalmente empurrando-a para a própria baliza.
Um erro azarado e um balde de água fria para a equipa caseira, que pouco tempo depois esteve perto de sofrer o 5-6.
Mas ainda havia uma esperança para a equipa comandada por Hugo Azevedo.
A 18 segundos do fim do encontro, Joca Guimarães ganhou uma falta depois de uma boa jogada individual. Saiu cartão azul para “Nery” Silva – o segundo do encontro – e o próprio Joca preparou-se para bater o livre direto.
O melhor marcador da Juventude Pacense teve no seu stick a oportunidade de ser o herói, mas rematou contra o poste direito da baliza do Riba D’Ave. Nas recargas, Miccoli rematou contra o mesmo poste e Zé Miguel viu o hattrick ser-lhe negado por uma excelente defesa de Álvaro Shedha.
Desta forma, a partida terminou num resultado de 5-5, que acaba por ser mais benéfico para os visitantes que para a equipa de Paços de Ferreira, tendo em conta a posição de ambas na tabela classificativa e a série de erros individuais que permitiu o empate.
A Juventude Pacense vai procurar acabar a série de jogos sem vencer contra o Limianos, no dia 11 de janeiro, sábado, pelas 17 horas. A partida será realizada no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima e conta para os 1/16 de final da Taça de Portugal.