A nova legislatura da Assembleia da República contará com seis deputados eleitos pelo círculo do Porto com ligações diretas à região, representando quatro forças políticas: Aliança Democrática (AD), Partido Socialista (PS), LIVRE e Chega.
Dispostos na imagem, da esquerda para a direita, Alberto Santos (AD), de Penafiel, regressa ao Parlamento após ser nomeado Secretário de Estado da Cultura, no governo de Luís Montenegro, o que o levou a abandonar a corrida à presidência da autarquia penafidelense.
José Carlos Barbosa (PS), de Paredes, que desde 2022, integrou comissões parlamentares nas áreas da Economia, Obras Públicas, Planeamento, Habitação, Ambiente e Energia, mantém o 11.º lugar na lista do PS pelo círculo do Porto.
Humberto Brito (PS), até agora presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, ocupa o 10.º lugar na lista do partido.
Filipa Pinto, natural de Valongo e residente em Lousada, membro ativa do partido desde 2019, assume um mandato efetivo como segunda deputada eleita do LIVRE pelo círculo do Porto.
O Chega também assegurou representação na região, com Sónia Monteiro, de Felgueiras, que foi reeleita e mantém a representação do partido de André Ventura na região. A acompanhá-la está Patrícia Nascimento, de Freamunde, a conquistar um mandato pelo partido no círculo do Porto.
A região passa assim a contar com uma representação mais ampla e diversa na Assembleia da República.