A Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através dos Destacamentos de Ação de Conjunto (DAC) de Lisboa e Porto desencadeou no passado domingo, dia 3 de março, entre as 03H00 e as 07H00, uma ação especial de fiscalização rodoviária direcionada para a condução sob efeito de álcool, no Itinerário Complementar n.º 20 (IC20) – Monte da Caparica, no concelho de Almada, e na Estrada Nacional n.º 207 (EN207) em Penafiel.
De acordo com um comunicado divulgado pela GNR, durante a operação foram fiscalizados 717 condutores, registando-se “21 condutores detidos, 18 por condução sob o efeito do álcool, dois por falta de habilitação legal para conduzir e um por desobediência” e “46 autos de contraordenação, dos quais 37 por condução sob influência de álcool”.
No decorrer da operação foi ainda recuperada uma viatura furtada, no concelho do Seixal. Os detidos foram constituídos arguidos e notificados para comparecer perante o Ministério Público das respetivas comarcas.
A Guarda Nacional Republicana relembra ainda no seu comunicado que, “para além da gravidade criminal destes ilícitos, a condução sob efeito de álcool constitui-se como um dos principais fatores de risco para a condução, sendo um fator potenciador de acidentes rodoviários”.