Um homem de 51 anos foi detido no passado dia 4 de janeiro por prática de caça em área de proteção, no concelho de Felgueiras, numa ação levada a cabo pelo Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial local.
Segundo informação oficial, a detenção ocorreu na sequência de uma denúncia que dava conta do exercício da atividade cinegética em zona proibida. No âmbito das diligências policiais desencadeadas, os militares da GNR localizaram o suspeito, que ainda tentou colocar-se em fuga ao aperceber-se da presença das autoridades, tendo sido prontamente intercetado e detido em flagrante delito.
No decorrer da ação, foi apurado que o indivíduo se encontrava a caçar em terrenos não cinegéticos, concretamente numa área de proteção, a menos de 100 metros de uma estrada nacional e a menos de 250 metros de um estabelecimento de restauração e bebidas, situações expressamente proibidas pela legislação em vigor.
Da intervenção policial resultou a apreensão de diverso material relacionado com a prática da caça, nomeadamente uma caçadeira dissimulada na vegetação, cerca de 300 munições, dois chamarizes, uma viatura e outros equipamentos utilizados na atividade ilegal.
O homem foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Felgueiras, que dará seguimento ao processo nos termos legais.
As autoridades recordam que o exercício da caça está sujeito a regras rigorosas, visando a proteção das pessoas, da fauna e do equilíbrio ambiental, apelando ao cumprimento da lei e à denúncia de situações irregulares.




