CulturaPenafiel: Projeto “Ilhas-Sombra” é implementado no Município

Penafiel: Projeto “Ilhas-Sombra” é implementado no Município

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

O Município de Penafiel, através do pelouro do ambiente, levou a cabo intervenções na Encosta das Lages, junto às Piscinas Municipais, mas também no Monte Castro tendo criado espaços verdes em meio urbano, destinadas à plantação de flora autóctone, que visam combater os efeitos das alterações climáticas nas cidades, assim como promover a biodiversidade, as chamadas “Ilhas-Sombra”.

Estes espaços, que estavam dominados por plantas invasoras, vão contribuir para a amenização da temperatura local, sequestro de carbono, purificação do ar, criação de espaços de recreio e lazer e promoção de biodiversidade com o aumento em quantidade e diversidade de espécies de plantas e animais nativos.

Durante a intervenção foram plantadas mais de 450 árvores, arbustos e plantas herbáceas de 16 espécies diferentes, instalaram-se diferentes estruturas para atrair ainda mais biodiversidade, construiu-se um charco, um hotel para insetos e várias caixas ninho estruturas que vão fornecer abrigo para diferentes espécies se poderem reproduzir em segurança e criar condições para se alimentarem e viver neste espaço.

O Presidente Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, afirmou que “Através deste projeto, conseguimos conjugar vários fatores positivos para a nossa cidade. Limpamos dois espaços centrais, que estavam mal aproveitados e completamente dominados por espécies invasoras, demos-lhes uma nova aparência, e colocamo-los à disposição da população, que podem agora usufruir deles. Ao mesmo tempo, estas “ilhas-sombra” vão estar a cumprir um papel ambiental importante, contribuindo para potenciar a biodiversidade em meio urbano.”

e1706806298229
Direitos Reservados

As ilhas-sombras estão enquadradas no projeto “Arquipélago-Sombra”, aprovado no âmbito do concurso “Intervenções de Resiliência dos territórios face ao risco | (Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano” do REACT-EU FEDER e financiado pelo Compete 2020.

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -