CulturaPenafiel - Será celebrada Ana Luísa Amaral

Penafiel – Será celebrada Ana Luísa Amaral

Relacionados

Paulo Rangel visita Paços de Ferreira em ação de campanha da Aliança Democrática (AD)

Paulo Rangel, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições europeias, esteve no passado domingo, dia 4...

Jovem de 17 anos detido por tráfico de estupefacientes em Paços de Ferreira

Um jovem de 17 anos foi detido no dia 24 de abril, no concelho de Paços de Ferreira, por suspeitas de envolvimento em tráfico...

Humberto Brito “Inocente”? Fonte Revela: “Absolvido por Falta de Provas, porém com reprimenda!”

Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista sob fogo! Escândalo de violência doméstica reacende polémica no PS. População e militantes exigem respostas! Humberto Brito:...

Com palavras cantadas, declamadas, pintadas e representadas: assim será celebrada Ana Luísa Amaral em Penafiel. Desde o teatro até à música e à arte urbana, Escritaria vai prestar homenagem póstuma a grande nome da poesia com programa vasto e diversificado.

FNF-e1664804459295

De 16 a 23 de outubro, a vida e obra de Ana Luísa Amaral será celebrada em Penafiel na Escritaria. Penafiel prestará assim homenagem a um grande nome da poesia, que, infelizmente, nos deixou recentemente, mas cuja marca de excelência literária estará sempre connosco e tatuada em território penafidelense.

Por toda a parte, em todos os cantos e recantos de Penafiel e de diversas formas e feitios, será visível a contaminação literária pelas palavras e pela vida de Ana Luísa Amaral.

Apesar de esta ser a primeira edição da Escritaria em formato de homenagem póstuma, Penafiel irá igualmente inaugurar a escultura da escritora e uma frase que marca a cidade para memória futura, a par com os anteriores homenageados.

Aliás, uma das novidades desta edição é precisamente a inclusão do “Descerramento da frase e inauguração da escultura”, mas também da “Inauguração da Arte Pública” e da Inauguração da exposição de Ana Luísa Amaral na Biblioteca Municipal – ocasiões com grande simbologia – nas transmissões on-line, a par com outros momentos importantes da Escritaria que, nas últimas edições, já tem vindo a ser transmitidos via streamming através das redes sociais da Escritaria e da Câmara Municipal de Penafiel, como a “Conversa em torno da poesia de Ana Luísa Amaral” ou a Conferência “Vida e Obra de Ana Luísa Amaral”, de forma a envolver cada vez mais a comunidade e todos os amantes desta festa das palavras, mesmo aqueles que, por razões diversas, não poderão estar presentes fisicamente.

Nesta 15ª edição, a comunidade escolar volta a estar envolvida na iniciativa, através da conceção de peças de arte pública espalhadas pelas ruas do centro da cidade e montras do comércio local. Além disso, os “Caminhos da Poesia”, extensíveis a toda a programação, vão colocar todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, todos os Agrupamentos Escolares do concelho e ainda as IPSS’s, em contacto direto com a obra da homenageada, através de contadores de histórias, poesia com música e biblioteca itinerante, de forma a descentralizar o evento para as várias freguesias do concelho.

A Escritaria 2022 vai ter início no próximo dia 16 de outubro, com uma visita guiada ficcionada pelo património literário de Penafiel, pelo Bairro dos Livros. No mesmo dia, destaque para a apresentação do livro referente à Escritaria com Germano Almeida, em 2021, a acontecer no Recreatório Paroquial, pelas 18h30 e com transmissão em direto.

Outro destaque prende-se com o espetáculo “RUGE: poemas e canções”, a ser protagonizado por Daniela Ónis, o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho e Rúben Alves, no dia 19, às 21h30, no Museu Municipal. Ainda no Museu Municipal, decorrerá no dia 21 de outubro, pelas 22h00, a apresentação da peça “A Tempestade”, de Ana Luísa Amaral, com a encenação exclusiva de Vítor Fernandes, pelo grupo Jangada Teatro, para a Escritaria da obra de ALA, que depois será apresentada em todos os Agrupamentos escolares do concelho.

Por fim, salientar ainda o encerramento do festival, no dia 23, com o espetáculo “Manifesto pelos leitores de poesia”, com Filipa Leal, Pedro Lamares e participação de Carolina Rocha.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta será mais uma edição singular e especial da Escritaria. Com este programa, procuramos, sobretudo, dignificar a vida e obra de Ana Luísa Amaral, como tão bem merece, mas também envolver toda comunidade nesta festa das palavras, que é nossa. Estou convicto de que será uma grande homenagem, repleta de emoção e simbolismo”.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -