A Juventude Pacense deslocou-se a Tomar no sábado, dia 14 de dezembro, pelas 18 horas, para defrontar o SC Tomar naquela que foi a segunda mão dos Oitavos de Final da WSE Cup.
A equipa comandada por Hugo Azevedo entrou no Pavilhão Municipal Patrícia Sampaio com uma vantagem de um golo, tendo vencido a primeira mão pelo resultado de 5-4 e procurando manter essa liderança até ao fim deste encontro.
Apenas o segundo jogo nas competições europeias de sempre da equipa de Paços de Ferreira, a equipa começou bem, defendendo com qualidade e, depois de um livre direto falhado para cada equipa, conseguindo levar o empate para o intervalo.
Se a partida tivesse acabado empatada a zeros – uma raridade no Hóquei em Patins – a Juventude Pacense tinha conseguido a qualificação para os quartos-de-final da WSE Cup, continuando uma das melhores histórias do Hóquei em Patins europeu.
Mas, acabou por não ser o caso.
Aos 35 minutos, Filipe Flórido falhou a baliza num livre direto que podia ter mudado o rumo do encontro e apenas um minuto depois, apesar de estarem com inferioridade numérica após o amarelo de Rémi Herman, o SC Tomar empatou a eliminatória, com um golo de Xanoca.
Depois de uma excelente jogada individual de Guilherme Silva, a equipa de Tomar concluiu um contra-ataque cirúrgico, que acabaria por dar a vantagem do encontro aos comandados de Nuno Lopes, quando estes menos esperavam.
A equipa da Juventude pareceu ter acusado a pressão e cometeu várias faltas, que podiam ter dado em golo da equipa do SC Tomar.
No entanto, a equipa caseira estava com dificuldades em finalizar – também fruto do nervosismo – e falhou um penálti, de Guilherme Silva, e dois livres, de Lucas Honório e Gonçalo Neto respetivamente.
Mas, eventualmente, a equipa de Tomar tomou a vantagem da eliminatória, com a figura do encontro Guilherme Silva a concluir uma excelente incursão pela direita com uma finalização fantástica, fechado assim o resultado do encontro num 2-0 para a equipa caseira.
Nos minutos finais, a Juventude Pacense ainda tentou jogar em vantagem numérica à procura do golo do empate, mas não conseguiu marcar e levar o jogo para prolongamento.
A equipa do Tomar avança assim à próxima fase da WSE Cup, depois de uma vitória por 6-5 no total das duas mãos.
Independentemente da derrota, a equipa da Juventude Pacense pode-se orgulhar do percurso que fez, tendo chegado às competições europeias pela primeira vez na história do clube e vencendo o primeiro jogo europeu de sempre.
No final do encontro, Hugo Azevedo afirmou que “foi uma partida equilibrada, que podia ter caído para qualquer lado”, mas que a equipa ia “continuar a trabalhar e olhar para a frente” com a certeza que poderão “andar mais vezes nestas andanças” e voltar às melhores competições do Hóquei em Patins europeu.
A Juventude Pacense volta a jogar no dia 21 de dezembro, sábado, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, contra a União Desportiva Oliveirense.