25.7 C
Munique
21.1 C
Porto
DesportoPenafiel - Racing Fest: Equipas médicas e de auxílio

Penafiel – Racing Fest: Equipas médicas e de auxílio

Relacionados

Paredes – Detido por ameaças com arma de fogo

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Lordelo, no dia 7 de agosto, deteve um homem de 52 anos por ameaças...

Paços de Ferreira – Assembleia Municipal

- COMUNICADO - Membros da Assembleia Municipal de Paços de Ferreira do PSD No passado dia 4 de agosto, em plena Assembleia Municipal Extraordinária, solicitamos que...

Paços de Ferreira – COMUNICADO PSD “Indesculpável e inaceitável”

- COMUNICADO - Indesculpável e inaceitável qualquer erro de comunicação Hoje, ficou claro que o PSD de Paços de Ferreira nunca recebeu do Presidente da Câmara...

Organização do evento promove ação de formação para bombeiros, protecção civil e equipa médica

No próximo dia 30 de junho, às 21h, a organização do Penafiel Racing Fest vai promover uma formação de capacitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, para dar a conhecer técnicas e ferramentas em caso de acidente numa prova de rally.

A sessão vai ser direccionada às três corporações de bombeiros do concelho – Penafiel, Paço de Sousa e Entre-Os-Rios -, à protecção civil e ainda elementos da equipa médica do CHTS, entidades que vão estar directamente envolvidas no evento.

A formação será guiada pela organização do Racing Fest e pelo Comandante dos Bombeiros de Penafiel, José Silva, que tem formação na área adquirida por parte da FIA (Federação Internacional do Automóvel), dada aquando do WRC Rally de Portugal.

Para Óscar Coelho, responsável pela organização do Penafiel Racing Fest, “A segurança nas provas e a preparação dos nossos profissionais em caso de acidente são para nós prioridades. Esta é já a segunda vez que realizamos esta formação. Nunca é demais adquirir conhecimento e treiná-lo, sobretudo, quando em causa poderá estar a vida de uma pessoa. O objetivo é mesmo que os bombeiros e equipas compreendam a forma adequada de extração dos pilotos de um carro de corridas acidentado e conheçam bem os equipamentos de segurança dos pilotos e das viaturas, por exemplo, o sistema de extinção automático, o corta-corrente, cintos de segurança, entre outros.”

A fim de que haja uma componente prática com ensaios dos procedimentos de extração, o momento vai contar ainda com a presença de um carro de corrida de última geração e dois pilotos equipados a preceito, o Bruno Almeida e o Joaquim Carvalhinho.

Recorde-se que, após dois anos de pausa devido à pandemia, o Penafiel Racing Fest está de volta já nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho.  Pilotos de várias nacionalidades vão disputar as provas de Rali “Taça Joaquim Santos”, Super Enduro, Trial Urbano 4×4, Rali de Regularidade Clássicos, Drag Racing, e uma Corrida de Motos Clássicas 50cc e 85cc, ao longo de 3 dias e por todo o concelho. Este ano, a grande novidade é a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido