DestaqueAgência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Agência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Relacionados

Paredes: Ana Raquel Coelho eleita Presidente do CDS Paredes

O CDS de Paredes informou, através de uma nota de imprensa a que o Jornal Emissor teve acesso, que decorreram no passado domingo, dia...

Amarante: Dois homens constituídos arguidos por furto em residência

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal de Amarante, anunciou, através de um comunicado de imprensa, que no passado dia...

Visão Reflexiva regressa com Alexandre Costa e Paulo Sérgio Barbosa

O programa “Visão Reflexiva”, moderado pelo Engenheiro Civil José Manuel Soares, regressa ao Jornal Emissor com uma edição que visa debater a situação de...

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apelou, hoje, para que se faça um uso mais sustentável da água e para que se evite o desperdício no quotidiano, com lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares, ainda que o abastecimento público esteja garantido.

“O abastecimento público está garantido já que existe a reserva para dois anos de abastecimento. No entanto, é importante apelar para uso sustentável da água pela população evitando o desperdício de água nos usos do quotidiano, lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares”, refere a APA, numa resposta enviada à Lusa.

Após a comissão da seca ter definido, no dia 1 de fevereiro, diversas medidas consideradas necessárias, devido à situação de seca hidrológica, meteorológica e agrometeorológica, vão realizar-se a partir do dia de hoje até 16 de março, reuniões regionais com o objetivo de avaliar com os diferentes utilizadores, os diversos e possíveis cenários e condicionamentos.

Segunda a agência Lusa, a Agência Portuguesa do Ambiente salienta que os cenários avaliados “têm sempre em consideração o pior possível para que as medidas permitam efetivamente garantir os usos prioritários definidos”.

Desde o dia 1 de fevereiro, está suspensa a produção de energia em cinco barragens devido aos valores, significativamente abaixo da média, de precipitação e baixa reposição dos volumes armazenados nas albufeiras, observados e para garantia dos volumes necessários para usos prioritários.

A APA garante também que é verificada, semanalmente, a necessidade de implementar medidas face à evolução da situação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -