13.4 C
Munique
17 C
Porto
DestaqueAgência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Agência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Relacionados

Câmara de Valongo reduz IMI em mais 2,5%

Com o intuito de dar continuidade ao processo de redução da taxa de IMI, de forma a atingir o percentual de 0,35%, valor inferior...

Lousada – Biblioteca Municipal comemorou 20 anos

A Biblioteca Municipal de Lousada assinalou 20 anos, no dia 12 de setembro. Para assinalar a data o Vereador da Cultura, Dr. Manuel Nunes,...

Câmara de Valongo adquire ao IHRU prédios inacabados

Abandonados há mais de 20 anos, os prédios devolutos do empreendimento de Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, vão finalmente ser concluídos e colocados no...

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apelou, hoje, para que se faça um uso mais sustentável da água e para que se evite o desperdício no quotidiano, com lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares, ainda que o abastecimento público esteja garantido.

“O abastecimento público está garantido já que existe a reserva para dois anos de abastecimento. No entanto, é importante apelar para uso sustentável da água pela população evitando o desperdício de água nos usos do quotidiano, lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares”, refere a APA, numa resposta enviada à Lusa.

Após a comissão da seca ter definido, no dia 1 de fevereiro, diversas medidas consideradas necessárias, devido à situação de seca hidrológica, meteorológica e agrometeorológica, vão realizar-se a partir do dia de hoje até 16 de março, reuniões regionais com o objetivo de avaliar com os diferentes utilizadores, os diversos e possíveis cenários e condicionamentos.

Segunda a agência Lusa, a Agência Portuguesa do Ambiente salienta que os cenários avaliados “têm sempre em consideração o pior possível para que as medidas permitam efetivamente garantir os usos prioritários definidos”.

Desde o dia 1 de fevereiro, está suspensa a produção de energia em cinco barragens devido aos valores, significativamente abaixo da média, de precipitação e baixa reposição dos volumes armazenados nas albufeiras, observados e para garantia dos volumes necessários para usos prioritários.

A APA garante também que é verificada, semanalmente, a necessidade de implementar medidas face à evolução da situação.

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -
error: Conteúdo protegido