DestaqueAgência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Agência Portuguesa do Ambiente Pede Uso Sustentável da Água pela População

Relacionados

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

Paços De Ferreira: Ciclovia que liga Paços de Ferreira a Freamunde é inaugurada

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira inaugurou, no passado domingo, 14 de abril, a ciclovia que faz a ligação entre as cidades de...

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) apelou, hoje, para que se faça um uso mais sustentável da água e para que se evite o desperdício no quotidiano, com lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares, ainda que o abastecimento público esteja garantido.

“O abastecimento público está garantido já que existe a reserva para dois anos de abastecimento. No entanto, é importante apelar para uso sustentável da água pela população evitando o desperdício de água nos usos do quotidiano, lavagem de carros e enchimento de piscinas particulares”, refere a APA, numa resposta enviada à Lusa.

Após a comissão da seca ter definido, no dia 1 de fevereiro, diversas medidas consideradas necessárias, devido à situação de seca hidrológica, meteorológica e agrometeorológica, vão realizar-se a partir do dia de hoje até 16 de março, reuniões regionais com o objetivo de avaliar com os diferentes utilizadores, os diversos e possíveis cenários e condicionamentos.

Segunda a agência Lusa, a Agência Portuguesa do Ambiente salienta que os cenários avaliados “têm sempre em consideração o pior possível para que as medidas permitam efetivamente garantir os usos prioritários definidos”.

Desde o dia 1 de fevereiro, está suspensa a produção de energia em cinco barragens devido aos valores, significativamente abaixo da média, de precipitação e baixa reposição dos volumes armazenados nas albufeiras, observados e para garantia dos volumes necessários para usos prioritários.

A APA garante também que é verificada, semanalmente, a necessidade de implementar medidas face à evolução da situação.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -