“O PSD Sanfins de Ferreira, PSD Lamoso e PSD Codessos manifestam a sua total oposição à proposta que irá a votação na Assembleia de Freguesia, esta quarta-feira (24 de setembro), que pretende atribuir sepulturas gratuitas no Cemitério de Sanfins a todos os presidentes da junta, atuais e futuros.
Esta proposta é, para nós, totalmente inaceitável pelas seguintes razões:
- Ilegalidade – um presidente não pode, em benefício próprio, propor ou votar medidas que lhe atribuam vantagens pessoais.
- Falta de ética – exercer funções autárquicas é um dever de serviço público, não um privilégio que deva ser recompensado com benefícios pessoais.
- Discriminação – trata-se de uma União de Freguesias (Sanfins, Lamoso e Codessos), mas a proposta só prevê sepulturas para os presidentes de Sanfins, ignorando completamente os de Lamoso e Codessos.
- Desrespeito histórico – também no ponto dos votos de louvor e homenagem, o executivo socialista recorda os antigos presidentes de Sanfins, o que merece a nossa concordância, no entanto, não podemos concordar que sejam esquecidos deliberadamente os de Lamoso e Codessos, que igualmente serviram as suas populações com dedicação.
Mais grave ainda, esta proposta só avança porque os representantes socialistas de Lamoso e Codessos a aceitaram sem levantar objeções, mesmo sabendo que as suas próprias freguesias são discriminadas, o que, aliás, aconteceu nos últimos 12 anos. Como podem agora apresentar-se como candidatos nessas freguesias se, enquanto eleitos, não defenderam a sua população?
O PSD Sanfins, PSD Lamoso e PSD Codessos reafirmam a sua posição: a política local deve estar ao serviço das pessoas e do desenvolvimento das freguesias, nunca ao serviço de interesses pessoais. O nosso compromisso é com a legalidade, a ética e a igualdade entre todas as freguesias desta União.”