O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIAVE) de Penafiel, deteve um homem de 39 anos por suspeitas de violência doméstica no concelho de Paredes. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação conduzida pela Guarda Nacional Republicana (GNR), que apurou que o suspeito tinha exercido violência física e psicológica contra a vítima, seu companheiro de 46 anos.
As diligências realizadas pelos militares da GNR permitiram recolher elementos que confirmaram os atos de agressão, levando à execução de um mandado de detenção. O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Penafiel, onde foram aplicadas medidas de coação, incluindo a proibição de se aproximar da vítima, da sua residência e do local de trabalho, bem como a proibição de qualquer contacto, controlado através de pulseira eletrónica.
A violência doméstica é considerada um crime público e, como tal, a denúncia de situações deste tipo é uma responsabilidade de todos. A GNR, no âmbito das suas campanhas de sensibilização sobre a violência doméstica, reforça a importância da participação ativa da comunidade para o combate a este crime, disponibilizando diversas formas para o denunciar:
• No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;
• Via telefónica, através do número europeu de emergência 112;
• No Posto da GNR mais próximo da sua área de residência, com os contactos disponíveis em www.gnr.pt/contactos.aspx;
• Através da aplicação App MAI112, destinada aos cidadãos surdos, em www.112.pt;
• Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas, disponível em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.
Detido homem de 39 anos por violência doméstica e sujeito a pulseira eletrónica

- Publicidade -