Um homem de 58 anos foi detido pelo crime de violência doméstica no concelho de Paços de Ferreira, numa ação levada a cabo pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, do Comando Territorial do Porto da GNR.
Na sequência de uma denúncia, a Guarda Nacional Republicana desenvolveu diligências que permitiram apurar que o suspeito exercia violência física e psicológica sobre a sua ex-companheira, uma mulher de 62 anos. A investigação culminou com o cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito.
Após ser presente ao Tribunal Judicial de Penafiel, o detido viu ser-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva.
A GNR recorda que a violência doméstica é um crime público, pelo que a sua denúncia é uma responsabilidade de todos. Neste sentido, a Guarda desenvolve regularmente campanhas de sensibilização com vista à prevenção e combate deste tipo de criminalidade.
Se tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica ou necessitar de ajuda, pode denunciar através dos seguintes meios:
• Portal da Queixa Eletrónica: https://queixaselectronicas.mai.gov.pt
• Número de emergência europeu: 112
• Posto da GNR mais próximo (contactos disponíveis em: www.gnr.pt/contactos.aspx)
• Aplicação MAI112 (destinada a cidadãos surdos): http://www.112.pt
• Aplicação SMS Segurança (para pessoas surdas): www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca
Homem em prisão preventiva por violência doméstica em Paços de Ferreira

- Publicidade -