Uma idosa de 61 anos, dada como desaparecida desde o passado dia 18 de maio, foi localizada terça-feira, dia 20 de maio, em Rebordosa, concelho de Paredes, numa operação conduzida pelo Comando Territorial do Porto da GNR e pela Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS).
Após o alerta para o seu desaparecimento, os militares da Guarda iniciaram de imediato diligências no terreno, percorrendo a área envolvente com o apoio de várias valências da componente territorial e de intervenção. A operação contou com binómios cinotécnicos e meios especializados da UEPS, incluindo uma equipa de Unmanned Aircraft System (UAS) e uma patrulha terrestre do Posto de Intervenção, Proteção e Socorro de Baltar, que prestou apoio direto ao meio aéreo.
A idosa foi encontrada pela equipa terrestre da UEPS, numa zona florestal inserida numa área industrial, próxima da sua residência habitual. Após a sua localização, foi transportada para uma unidade hospitalar, a fim de ser acompanhada clinicamente.
A operação contou ainda com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.
A GNR aproveitou a ocasião para reforçar o alerta sobre o desaparecimento de pessoas idosas, um fenómeno que merece atenção redobrada por parte da instituição. A Guarda tem intensificado não só os esforços de localização, como também a prevenção deste tipo de situações, apelando ao cuidado redobrado por parte das famílias.
Entre as recomendações da GNR, destacam-se:
• Assegurar que os idosos mantêm as suas capacidades físicas e psíquicas para saírem sozinhos de casa em segurança;
• Conhecer as rotinas e os destinos habituais dos idosos, para facilitar uma eventual procura;
• Incentivar os idosos a transportar telemóvel ligado, facilitando o contacto e eventual localização;
• Garantir que os idosos têm consigo os contactos dos familiares, em caso de necessidade ou desorientação.
Idosa desaparecida em Rebordosa localizada pela GNR

- Publicidade -