DestaqueJornadas para renovar o olhar sobre a docência, a escola e a...

Jornadas para renovar o olhar sobre a docência, a escola e a educação

Relacionados

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

Protocolo impulsionador do Enoturismo no Douro e Tâmega é assinado

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega e a Associação Empresarial de Amarante (AEA) celebraram esta segunda-feira, 8 de abril, após aprovação em reunião...

Paredes: Tribunal altera pena de homem que matou três ciclistas em 2019

O Tribunal da Relação do Porto alterou para prisão efetiva a pena aplicada ao condutor que matou dois motociclistas e feriu um terceiro, na...

Decorreram na quinta e sexta-feira, as X Jornadas da Educação, no Auditório Municipal de Lousada, cujo mote foi “Renovar o olhar sobre a docência, a escola e a educação”

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, que começou por referir que “é notório o interesse crescente a cada edição que passa, pela quantidade de pessoas que estão inscritas, de modo presencial e com o Auditório Municipal cheio, pelas que estão a assistir online, num total de 350 inscrições, demonstra o elevado interesse destes temas, mas sobretudo pelo qualidade dos oradores que temos trazido”.

A educação é um pilar fundamental de desenvolvimento e tem tido uma grande atenção. Ao nível das infraestruturas, que no final de setembro fica concluído um conjunto significativo de investimento na requalificação de edifícios escolares já mais antigos. Foi um desafio muito difícil, em que o valor que tínhamos para obras era muito reduzido. Um milhão de euros era o valor disponibilizado e a EB Lousada Centro, hoje Escola Básica Prof. Marnoco e Sousa, era a que apresentava mais carências. O valor da obra foi muito superior e decidimos alocar recursos do orçamento municipal, para que a escola ficasse com todas as condições necessárias” – destacou ainda o Presidente da Câmara.

O Dr. Pedro Machado afirmou ainda que “o Município foi arriscando ao fazer mais obras do que aquelas para as quais havia dotação de fundos comunitários e, neste momento, temos um investimento no valor de 8 milhões de euros. Fizemos também beneficiações na EB Lousada Este, Caíde de Rei, EB Lousada Norte, Nevogilde, e na EB Lousada Oeste, Lustosa. Foi um risco muito grande, mas que tínhamos de o fazer para que as requalificações ficassem concluídas. Passamos a ter o mesmo nível de qualidade e conforto térmico em todas as escolas”.

A este propósito o Presidente da Câmara referiu ainda que estão a ser terminadas intervenções em 10 estabelecimentos do ensino básico para beneficiação e modernização para a requalificação e eficiência energética, num custo total de 931.743,53 €.

O Dr. Pedro Machado deixou uma palavra de “compromisso e disponibilidade de continuar a trabalhar para proporcionar condições para que se verifique um sucesso escolar cada vez maior no concelho”.

Dr. Luís Portela falou sobre “Ciência, Espiritualidade e Educação”

Jornadas-da-Educacao-Dr.-Luis-Portela-e1694520805256
Direitos Reservados

A primeira comunicação foi proferida pelo Dr. Luís Portela, Chairman da Fundação BIAL tendo como mote “Ciência, Espiritualidade e Educação”. Na sua intervenção começou por afirmar que “no século XX a humanidade fez uma enorme progressão científica e tecnológica, que possibilitou um grande conhecimento da matéria em geral. No entanto, o materialismo exacerbado e o consumismo têm-se sobreposto, e os valores universais foram ficando para trás, como as questões do ser e das questões existenciais, não tendo merecido a atenção da ciência. Fenómenos apontados desde a antiguidade que não foram estudados, apontados como milagres, mistérios. Por isso, a sociedade vive hoje com alguns desequilíbrios que precisam de ser repostas”.

“Portugal Inovação Social: balanço, aprendizagens e impactos” foi o tema apresentado pelo Dr. Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

A felicidade foi o mote da intervenção do Dr. Jorge Humberto Dias, das Happy Schools, que abordou “Os professores em burnout, alunos com bullying e pais sem tempo. O modelo Happy Schools (UNESCO) e o salário emocional”.

Durante a tarde realizaram-se diversas Oficinas Temáticas como “Construir uma escola feliz: estratégias práticas de intervenção”, “Língua Gestual Portuguesa (LGP)” e “Matemática e Futebol na Sala de Aula: Metodologias Criativas para o Ensino Básico”. “Gestão de Conflitos em Contexto Escolar”, “Invertebrados: pequenos seres, grandes lições”, “O património vernacular: uma ferramenta pedagógico-didática no ensino da História”, “Literacia Financeira”, “Dos profissionais às crianças: O Projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos” e “Jogos Tradicionais”.

O segundo dia de trabalhos teve início com a conferência “Para um novo olhar sobre o professor e a educação”, pelo Professor Dr. Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto.

“Filosofia para crianças”, um dos projetos desenvolvido pelo Município de Lousada, foi apresentado pelo Dr. Tomás Magalhães Carneiro. A Dra. Celeste Simões, da Critical Thinking, falou sobre “Educar para a resiliência e para o bem-estar: Da teoria à prática”.

O último painel teve como mote “Inteligência Artificial: realidades e desafios”, com o Dr. Davide Carneiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico do Porto, e o Dr. Vítor Carvalho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A moderação foi feita por Hélder Quintela.

Encerramento das Jornadas com despedida do Prof. António Campos

O encerramento das Jornadas foi feito pelo Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, destacando que “esta foi a melhor edição das Jornadas da Educação, em que se procurou estimular as reflexões pessoais que podem resultar em perspetivas distintas entre os palestrantes. Não há receitas na Educação, por isso procuramos das perspetivas e olhares diferentes que se cruzam e afastam muitas vezes”.

O Vereador da Educação fez ainda um agradecimento ao “Prof. António Campos, no momento em que se aposenta, pelo serviço prestado nos últimos 30 anos como Diretor do Centro de Formação e parceiro do Município na organização das Jornadas da Educação, e a sua contribuição para a Educação Lousadense. Ele, como muitos professores, pessoal não docente, educadoras, direções, técnicos, associações e comissões de pais, a ação municipal, etc. transformaram a Educação em Lousada, que passou de taxas e padrões muito abaixo da média nacional para indicadores claramente superiores aos nacionais”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -