DestaquePaços de Ferreira - Conferência tema ‘Desenvolvimento Económico, Captação e Fixação de...

Paços de Ferreira – Conferência tema ‘Desenvolvimento Económico, Captação e Fixação de Valor’

Relacionados

PSD e CDS formalizam coligação “Fazer Acontecer” em Baião

O Partido Social Democrata (PSD) e o Centro Democrático e Social – Partido Popular (CDS-PP) de Baião oficializaram, a 4 de maio, uma coligação...

Paulo Rangel visita Paços de Ferreira em ação de campanha da Aliança Democrática (AD)

Paulo Rangel, cabeça de lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo eleitoral do Porto às próximas eleições europeias, esteve no passado domingo, dia 4...

Jovem de 17 anos detido por tráfico de estupefacientes em Paços de Ferreira

Um jovem de 17 anos foi detido no dia 24 de abril, no concelho de Paços de Ferreira, por suspeitas de envolvimento em tráfico...

Decorreu esta quinta-feira, na Biblioteca da Escola Secundária de Paços de Ferreira, a conferência ‘Desenvolvimento económico, captação e fixação de valor’ organizada pela concelhia do PSD Paços de Ferreira.

A sessão contou com as presenças de dois presidentes de Câmara e de um membro da AEPF com o objetivo de apresentar os testemunhos locais sobre esta temática relacionada com o desenvolvimento económico e social dos municípios.

O autarca do Fundão, Paulo Fernandes, partilhou o trabalho que tem sido feito na sua autarquia, situada no interior do país, e que exige esforços múltiplos para atrair pessoas e investimento. Começou por explicar um programa para atrair pessoas, mas que não funcionou. A ‘Aldeia Visita’ foi um modelo criado para chamas pessoas a conhecer a realidade do interior, acabando por não corresponder às expetativas. “Os decisores políticos não podem ter medo de falhar”, justificou assim o autarca para vincar as dinâmicas implementadas para alcançar o sucesso, pois “só assim se consegue atratividade”. Neste momento, o concelho do Fundão tem mais de mil novos empregos na senda dos centros de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. “Criámos desenvolvimento através do campus tecnológico, garantindo habitação perto dos postos de trabalho. Esta medida atraiu muita gente para o Fundão e mais de 80% destes trabalhadores são estrangeiros”, referiu.

Paulo Fernandes explicou ainda o programa ‘Raízes e Asas’, direcionado às crianças a partir dos 6 anos, onde aprendem a produção do queijo (raízes) e a programação (asas). “Este programa proporciona o conhecimento das novas tecnologias às crianças e sentem de perto as raízes históricas da nossa localidade”, sublinhou.

Outra medida de fixação de pessoas no Fundão foi o arrendamento de todas as habitações que estavam vazias, fazendo acordos com os proprietários dos prédios e subarrendando de seguida a famílias que necessitavam de habitação.

Sobre o concelho de Paços de Ferreira, o autarca do Fundão destacou a marca ‘Capital do Móvel’ como “uma coisa fantástica” e de “valor incalculável que poucos municípios têm. Era importante trilharem caminho e aproveitarem esta marca poderosa”.

PSD-conferencia-4-e1676664425379
Direitos Reservados

O autarca de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, falou sobre o seu concelho “fortemente industrializado, bem organizado e com zonas industriais”, tendo implementado a “via verde das empresas”. Trata-se de “uma linha direta com o presidente da Câmara para todos os empresários que se querem conseguem fixar no concelho, permitindo fazê-lo no espaço de um mês”. O presidente da câmara tomou posse em 2013 e vai a todas as feiras que possam existir para apresentar e vender a marca Santa Maria da Feira, com o intuito de captar investimento para o concelho.

Emídio Sousa falou também da importância da marca ‘Capital do Móvel’, criada na década de 1980. “Estavam muito à frente no tempo quando a criaram e é pena que o trabalho dos últimos anos tenha deitado tudo a perder”, lamentou.

Cláudio Pereira, membro da direção da AEPF abordou a importância de entreajuda entre a associação e as empresas do concelho para o desenvolvimento económico do município de Paços de Ferreira.

A abertura do painel esteve a cargo de Alexandre Costa, líder do PSD Paços de Ferreira, explicando que este tipo de conferências é importante para ganhar base de conhecimento e partilha para poder executar quando o PSD regressar à liderança da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em 2025.

Equivalencia-ao-12o-ano-e1674474604629

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -