DestaquePaços de Ferreira - Conferência tema ‘Desenvolvimento Económico, Captação e Fixação de...

Paços de Ferreira – Conferência tema ‘Desenvolvimento Económico, Captação e Fixação de Valor’

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

Decorreu esta quinta-feira, na Biblioteca da Escola Secundária de Paços de Ferreira, a conferência ‘Desenvolvimento económico, captação e fixação de valor’ organizada pela concelhia do PSD Paços de Ferreira.

A sessão contou com as presenças de dois presidentes de Câmara e de um membro da AEPF com o objetivo de apresentar os testemunhos locais sobre esta temática relacionada com o desenvolvimento económico e social dos municípios.

O autarca do Fundão, Paulo Fernandes, partilhou o trabalho que tem sido feito na sua autarquia, situada no interior do país, e que exige esforços múltiplos para atrair pessoas e investimento. Começou por explicar um programa para atrair pessoas, mas que não funcionou. A ‘Aldeia Visita’ foi um modelo criado para chamas pessoas a conhecer a realidade do interior, acabando por não corresponder às expetativas. “Os decisores políticos não podem ter medo de falhar”, justificou assim o autarca para vincar as dinâmicas implementadas para alcançar o sucesso, pois “só assim se consegue atratividade”. Neste momento, o concelho do Fundão tem mais de mil novos empregos na senda dos centros de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. “Criámos desenvolvimento através do campus tecnológico, garantindo habitação perto dos postos de trabalho. Esta medida atraiu muita gente para o Fundão e mais de 80% destes trabalhadores são estrangeiros”, referiu.

Paulo Fernandes explicou ainda o programa ‘Raízes e Asas’, direcionado às crianças a partir dos 6 anos, onde aprendem a produção do queijo (raízes) e a programação (asas). “Este programa proporciona o conhecimento das novas tecnologias às crianças e sentem de perto as raízes históricas da nossa localidade”, sublinhou.

Outra medida de fixação de pessoas no Fundão foi o arrendamento de todas as habitações que estavam vazias, fazendo acordos com os proprietários dos prédios e subarrendando de seguida a famílias que necessitavam de habitação.

Sobre o concelho de Paços de Ferreira, o autarca do Fundão destacou a marca ‘Capital do Móvel’ como “uma coisa fantástica” e de “valor incalculável que poucos municípios têm. Era importante trilharem caminho e aproveitarem esta marca poderosa”.

PSD-conferencia-4-e1676664425379
Direitos Reservados

O autarca de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, falou sobre o seu concelho “fortemente industrializado, bem organizado e com zonas industriais”, tendo implementado a “via verde das empresas”. Trata-se de “uma linha direta com o presidente da Câmara para todos os empresários que se querem conseguem fixar no concelho, permitindo fazê-lo no espaço de um mês”. O presidente da câmara tomou posse em 2013 e vai a todas as feiras que possam existir para apresentar e vender a marca Santa Maria da Feira, com o intuito de captar investimento para o concelho.

Emídio Sousa falou também da importância da marca ‘Capital do Móvel’, criada na década de 1980. “Estavam muito à frente no tempo quando a criaram e é pena que o trabalho dos últimos anos tenha deitado tudo a perder”, lamentou.

Cláudio Pereira, membro da direção da AEPF abordou a importância de entreajuda entre a associação e as empresas do concelho para o desenvolvimento económico do município de Paços de Ferreira.

A abertura do painel esteve a cargo de Alexandre Costa, líder do PSD Paços de Ferreira, explicando que este tipo de conferências é importante para ganhar base de conhecimento e partilha para poder executar quando o PSD regressar à liderança da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, em 2025.

Equivalencia-ao-12o-ano-e1674474604629

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -