DestaquePenafiel - Dia Mundial da Diabetes

Penafiel – Dia Mundial da Diabetes

Relacionados

Paços de Ferreira: Três homens detidos por furto qualificado

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Felgueiras deteve, no passado dia 22 de maio, três homens com...

Paços de Ferreira: Monte do Pilar recebe Prova de Trial

No próximo dia 26 de maio, o Monte do Pilar, em Penamaior, vai receber uma prova do Campeonato Nacional de Trial, inserida no calendário...

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Núcleo da Diabetes, assinalou esta manhã, 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes com diferentes iniciativas para alertar e sensibilizar a comunidade para o controlo e prevenção da doença.

Durante a manhã decorreram simultaneamente, no Hospital Padre Américo e no Hospital de São Gonçalo, rastreios de risco cardiovascular à comunidade que incluíram a avaliação de fatores como peso, tensão arterial e glicemia capilar.

A equipa de enfermagem da Consulta Externa de Obstetrícia e Ginecologia realizou também uma ação de sensibilização para a diabetes gestacional, contribuindo para o aumento da literacia em saúde com atividades diversas na sala de espera do Serviço de Urgência de Obstetrícia/Ginecologia e sala de espera do setor de Ecografia Obstétrica e Diagnóstico Pré-natal.

Merenda com assinatura

No Hospital Padre Américo, com o apoio da Liga de Amigos, foi distribuída informação sobre alimentação saudável, bem como foi feita a oferta de uma barrinha saciante, adequada para diabéticos, como sugestão para refeições intercalares, cuja receita é da responsabilidade do Chef David Hipólito que também marcou presença na iniciativa.

São consideradas refeições intercalares o pequeno-almoço, meio da manhã e lanche, refeições que trazem alguma dificuldade aos doentes no que à variedade alimentar diz respeito. Neste sentido, foi entregue a receita com o respetivo valor energético e de fácil execução para ser replicada em casa.

Alguns dados sobre a Diabetes

A diabetes é uma doença metabólica crónica e progressiva, caraterizada por níveis elevados de glicose no sangue que ocorrem quando o organismo não produz insulina suficiente ou não a consegue utilizar. A diabetes pode assumir várias formas como, por exemplo, a diabetes mellitus Tipo 1 e 2 e a diabetes gestacional.

A diabetes é considerada uma doença “silenciosa” e, no caso da diabetes Tipo 2, a mudança de estilos de vida serve como forma de prevenir e controlar a doença.

As principais complicações crónicas desta patologia são neuropatia e amputação (pé diabético); retinopatia; nefropatia e doença cardiovascular.

De acordo com os últimos dados do Observatório Nacional da Diabetes, em 2018 a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13,6%, ou seja, mais de um milhão de portugueses neste grupo etário tem diabetes, sendo que, em 56% dos indivíduos, esta já havia sido diagnosticada e em 44% ainda não tinha sido diagnosticada.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -