DestaquePSD Paços de Ferreira - Comunicado

PSD Paços de Ferreira – Comunicado

Relacionados

Paços de Ferreira: Recluso em coma após atear fogo ao seu colchão dentro da cadeia

Um recluso da prisão de Paços de Ferreira está em coma induzido, no Hospital Padre Américo em Penafiel, depois de ter pegado fogo ao...

Paços de Ferreira: Feira da Primavera de volta ao Jardim Municipal da cidade

Nos próximos dias 23 e 24 de março, o Jardim Municipal de Paços de Ferreira volta a receber a feira da Primavera, que marca...

Valongo: Jovem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Valongo deteve, no passado dia 14 de março, um jovem com 22 anos, por...

– COMUNICADO –

“O processo de regeneração urbana iniciou-se há mais de uma década pelas mãos do PSD, desde sempre nos manifestámos favoravelmente à sua concretização, e entendemos que o mesmo deve ser continuado.
Contudo, lamentamos o rumo que esta ser seguido pelos socialistas, ao insistir na falta de respeito à população e aos órgãos eleitos, não apresentando os projetos, optando por fazer as obras às escondidas de todos!
O recente abate das árvores na Praça da República, coração da nossa cidade, é espelho desta atuação!

Praca-da-Republica1-e1684920944347
Direitos Reservados

A arte é uma forma de expressão soberana, capaz de transmitir emoções, contar histórias e refletir a essência da cultura de um povo. No entanto, infelizmente, nem sempre essa expressão artística é respeitada e valorizada como deveria.
A obra de um escultor é fruto de um processo criativo único, que envolve o talento, a sensibilidade e a dedicação do artista. Cada detalhe, cada forma possui significados e intenções concretas. Ao modificar a escultura ou o meio ambiente onde está inserida, estamos a comprometer a sua estética e impacto visual e a desconsiderar não apenas o trabalho do autor, mas também o legado cultural que essa obra representa, comprometendo o diálogo entre a obra e o público.

Por outro lado, as árvores desempenham um papel crucial no equilíbrio ecológico. Elas auxiliam na redução do calor, melhoram a qualidade do ar ao filtrar poluentes e fornecem sombra e conforto para as pessoas. Além disso, desempenham um papel importante na conservação da biodiversidade, fornecendo habitat para aves, insetos e outros animais. Preservar as árvores em espaços públicos é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental a longo prazo.

Em 1997, em declarações à imprensa, aquando da inauguração do Monumento ao Móvel, o mestre José Rodrigues, autor da obra, referiu:
“é um monumento vivo, que ronda as árvores, tem água, luz, e uma coisa que ultrapassa a nossa circunstância.”

psd1rotunda-e1684920989692
Direitos Reservados

Para o PSD, o atual derrube das árvores na Praça da República pela maioria socialista foi um erro. Lembramos que as arvores já existiam quando a escultura foi colocada, e que sempre foram salvaguardadas, como elementos do monumento vivo que o escultor mestre José Rodrigues criou!

Assim, o PSD exige;

  • A apresentação de relatório sobre estado, vitalidade e esperança de vida das árvores abatidas;
  • Estudo sobre o impacto das atuais obras na escultura ‘Monumento ao Móvel’;
  • Estudo sobre a possibilidade de repor o maciço arbóreo, o mais próximo, do existente antes do abate;
  • Apresentação do projeto de requalificação à população através dos meios de comunicação social locais;

A atual maioria não é dona do nosso concelho!”

PSD – Paços de Ferreira

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -