DestaquePSD Paços de Ferreira - Comunicado

PSD Paços de Ferreira – Comunicado

Relacionados

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Freamunde: viagens escolares levantam suspeitas

Comportamentos de auxiliar aos alunos de Freamunde nas viagens escolares levanta suspeitas Os encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Freamunde estão a...

Paredes: Homem com antecedentes é detido por violência doméstica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel deteve, no passado dia 10 de maio,...

– COMUNICADO –

“O processo de regeneração urbana iniciou-se há mais de uma década pelas mãos do PSD, desde sempre nos manifestámos favoravelmente à sua concretização, e entendemos que o mesmo deve ser continuado.
Contudo, lamentamos o rumo que esta ser seguido pelos socialistas, ao insistir na falta de respeito à população e aos órgãos eleitos, não apresentando os projetos, optando por fazer as obras às escondidas de todos!
O recente abate das árvores na Praça da República, coração da nossa cidade, é espelho desta atuação!

Praca-da-Republica1-e1684920944347
Direitos Reservados

A arte é uma forma de expressão soberana, capaz de transmitir emoções, contar histórias e refletir a essência da cultura de um povo. No entanto, infelizmente, nem sempre essa expressão artística é respeitada e valorizada como deveria.
A obra de um escultor é fruto de um processo criativo único, que envolve o talento, a sensibilidade e a dedicação do artista. Cada detalhe, cada forma possui significados e intenções concretas. Ao modificar a escultura ou o meio ambiente onde está inserida, estamos a comprometer a sua estética e impacto visual e a desconsiderar não apenas o trabalho do autor, mas também o legado cultural que essa obra representa, comprometendo o diálogo entre a obra e o público.

Por outro lado, as árvores desempenham um papel crucial no equilíbrio ecológico. Elas auxiliam na redução do calor, melhoram a qualidade do ar ao filtrar poluentes e fornecem sombra e conforto para as pessoas. Além disso, desempenham um papel importante na conservação da biodiversidade, fornecendo habitat para aves, insetos e outros animais. Preservar as árvores em espaços públicos é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental a longo prazo.

Em 1997, em declarações à imprensa, aquando da inauguração do Monumento ao Móvel, o mestre José Rodrigues, autor da obra, referiu:
“é um monumento vivo, que ronda as árvores, tem água, luz, e uma coisa que ultrapassa a nossa circunstância.”

psd1rotunda-e1684920989692
Direitos Reservados

Para o PSD, o atual derrube das árvores na Praça da República pela maioria socialista foi um erro. Lembramos que as arvores já existiam quando a escultura foi colocada, e que sempre foram salvaguardadas, como elementos do monumento vivo que o escultor mestre José Rodrigues criou!

Assim, o PSD exige;

  • A apresentação de relatório sobre estado, vitalidade e esperança de vida das árvores abatidas;
  • Estudo sobre o impacto das atuais obras na escultura ‘Monumento ao Móvel’;
  • Estudo sobre a possibilidade de repor o maciço arbóreo, o mais próximo, do existente antes do abate;
  • Apresentação do projeto de requalificação à população através dos meios de comunicação social locais;

A atual maioria não é dona do nosso concelho!”

PSD – Paços de Ferreira

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -