DestaqueRota do Românico apresenta livro de fotografias em Castelo de Paiva

Rota do Românico apresenta livro de fotografias em Castelo de Paiva

Relacionados

Paços de Ferreira: Atletas Pacenses destacam-se no Campeonato Nacional

Nos passados dias 4 e 7 de abril, o Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra recebeu os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos...

Protocolo impulsionador do Enoturismo no Douro e Tâmega é assinado

A Associação de Municípios do Douro e Tâmega e a Associação Empresarial de Amarante (AEA) celebraram esta segunda-feira, 8 de abril, após aprovação em reunião...

Paredes: Tribunal altera pena de homem que matou três ciclistas em 2019

O Tribunal da Relação do Porto alterou para prisão efetiva a pena aplicada ao condutor que matou dois motociclistas e feriu um terceiro, na...

No próximo sábado, 9 de setembro, pelas 15 horas, no Centro de Interpretação da Cultura Local, em Castelo de Paiva, a Rota do Românico apresenta o livro “Pedra a Pedra”, da autoria do fotógrafo Egídio Santos.

A sessão incluirá também a inauguração da exposição itinerante homónima, que estará patente ao público naquele espaço, no edifício da Loja de Turismo, até ao dia 1 de outubro do corrente ano.

O livro “Pedra a Pedra” reúne 190 imagens do extraordinário património cultural, móvel e imóvel, da Rota do Românico, numa incursão pictórica pelos 12 concelhos dos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega que integram aquele projeto turístico-cultural.

Das arrebatadoras paisagens e conjuntos monumentais aos singulares detalhes escultóricos talhados no granito e na madeira, passando pelas pinturas murais decorativas e catequéticas, esta obra é uma memorável viagem pela história da arte e da arquitetura, do período medieval à contemporaneidade, num original vislumbre das formas, das cores e dos artífices da Rota do Românico.

A imagem da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães (em Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses) foi já distinguida com uma menção honrosa na categoria Fotografia sobre Património, nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor. Fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.

A edição do livro “Pedra a Pedra” enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 3 — Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -