DestaqueValongo é finalista do prémio «2024 Green Pioneer of Smart Tourism» atribuído...

Valongo é finalista do prémio «2024 Green Pioneer of Smart Tourism» atribuído pela Comissão Europeia

Relacionados

Cinfães: Homem detido por violência doméstica e posse de arma proibida

Um homem de 59 anos foi detido por posse de diversas armas e munições encontradas durante as diligencias de um processo de violência doméstica,...

Barcelos: Homem é detido depois de agredir policias

Um homem de 37 anos foi, na passada na quarta-feira, dia 17 de abril, detido pelo crime de agressão e injúria contra agentes da...

Santo Tirso: Homem que escondia droga num cofre é detido

A PSP deteve, na passada sexta feira, dia 12 de abril, um homem de 25 anos de idade por suspeita de tráfico de droga...

O Município de Valongo é dos quatro finalistas do prémio «2024 Green Pioneer of Smart Tourism», que será atribuído pela Comissão Europeia ao município que demonstrar excecional dedicação para promover o futuro da sustentabilidade e turismo inovador.

European Green Pioneer of Smart Tourism sucede ao European Destination of Excellence/Destino Europeu de Excelência (EDEN) lançado pela Comissão Europeia em 2007 para reconhecer os destinos turísticos sustentáveis emergentes e não convencionais da Europa. Além de promover o turismo inteligente e sustentável na EU, a Comissão Europeia pretende com esta iniciativa criar redes, reforçar destinos, e facilitar o intercâmbio das melhores práticas.

Além de Valongo, são finalistas do 2024 Green Pioneer of Smart Tourism: Grevena (Grécia), Grosseto (Itália) e Karawanken-Karavanke UNESCO Global Geopark (Áustria/Eslovénia). Os resultados serão anunciados no dia 28 de novembro, depois de os finalistas apresentarem as suas propostas ao júri constituído por peritos europeus na área da sustentabilidade. O destino vencedor será posicionado como um pioneiro na sustentabilidade do turismo, comprometido com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, e receberá apoio especializado na comunicação e no apoio da marca a nível da UE ao longo de 2024.

“O facto de sermos finalistas deste prestigiado prémio promovido pela Comissão Europeia demonstra, mais uma vez, que estamos no caminho certo, quando desenvolvemos projetos e atividades para promover a sustentabilidade e garantir o futuro do nosso Planeta. Esta nomeação é também um incentivo para fazer ainda mais e melhor na área do turismo, uma atividade tão relevante para a nossa economia”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

“Em Valongo demonstramos que é possível preservar a nossa biodiversidade, os nossos tesouros ambientais, culturais e patrimoniais, ao mesmo tempo em que priorizamos o bem-estar dos cidadãos, sempre com uma abordagem integrada, envolvendo stakeholders, comunidades e empresas. O nosso objetivo é aumentar a literacia e a consciência ambiental, criar novas oportunidades de mobilidade sustentável e áreas de lazer, e ao mesmo tempo aumentar a proximidade da comunidade com a natureza e a vida ao ar livre”, disse o autarca que falava no âmbito das comemorações concelhias do Dia Mundial do Turismo, que este ano contemplaram um percurso teatralizado na Escadaria Cuca Macuca, entre outras iniciativas.

Jose Manuel Ribeiro salientou ainda que “o sucesso da transição verde em Valongo já foi reconhecido e confirmado por duas vezes pela Comissão Europeia primeiro com a atribuição dos prémios European Green Leaf 2022 e EUROPEANMOBILITYWEEK Award 2021 / Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021”.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -