DestaqueValongo - Feira da Regueifa e do Biscoito

Valongo – Feira da Regueifa e do Biscoito

Relacionados

Autárquicas 2025: Independentes, PS, PSD/CDS, IL e CDU já apresentaram propostas para Paços de Ferreira

A poucos meses das eleições autárquicas de 2025, o panorama político em Paços de Ferreira começa a ganhar forma, com várias candidaturas já anunciadas...

Homem constituído arguido por omissão de auxílio em acidente com ferido grave em Paços de Ferreira

Um homem de 44 anos foi constituído arguido pelos crimes de ofensa à integridade física por negligência e omissão de auxílio, na sequência de...

Homem Detido por Incêndio Florestal em Baião

No dia 8 de julho, o Comando Territorial do Porto, através do Posto Territorial de Baião, deteve em flagrante um homem de 65 anos,...

A festa da regueifa e do biscoito, na sua VIII edição, volta à cidade de Valongo entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Este evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Valongo tem o seu foco no largo do centenário, no coração da cidade, mas estende- se por pelas artérias principais da cidade, sendo estes uns dias dedicados exclusivamente à tradição gastronómica da terra.

Esta feira anual é uma homenagem à história da região já que nos séculos XIX e XX Valongo era o principal fornecedor de pão da cidade do Porto e junto com a feira oitocentista almejam retratar esses mesmos tempos, com a presença de padeiros e biscoiteiros, vestidos a rigor, para além de variadas regueifas e pães feitos à base de trigo, e também biscoitos, que são conhecidos além-fronteiras.

O foco principal deste evento é a identidade gastronómica da região de Valongo, como evidenciam as atividades ao longo dos dias, assim como o desfile e abertura da festa, onde as crianças das escolas do Concelho e as associações locais se vestem a rigor em representação a personagens emblemáticas e características da terra como padeiros e almocreves, ou o concurso que elege a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira, sendo este a atração principal do último dia do festival. Contudo existe também a vertente cultural da festa, com atividades de entretenimento diurno e noturno, que prometem trazer muita animação à cidade.

Ao longo das edições a festa passou de apenas uma celebração da regueifa e do biscoito para a exposição e promoção de vários produtos que alimentam a economia da região, tais como os brinquedos tradicionais e a ardósia.

O cartaz de atividades da feira da regueifa e do biscoito deste ano irá ser revelado brevemente pela Câmara Municipal de Valongo.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -