DestaqueValongo - Feira da Regueifa e do Biscoito

Valongo – Feira da Regueifa e do Biscoito

Relacionados

Santo Tirso: Motociclista morre após despiste na Serra da Agrela

Um homem de 33 anos morreu, no passado domingo, dia 19 de maio, na serra da Agrela, em Santo Tirso, após ter sofrido um...

Freamunde: viagens escolares levantam suspeitas

Comportamentos de auxiliar aos alunos de Freamunde nas viagens escolares levanta suspeitas Os encarregados de educação de alunos do Centro Escolar de Freamunde estão a...

Paredes: Homem com antecedentes é detido por violência doméstica

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de Penafiel deteve, no passado dia 10 de maio,...

A festa da regueifa e do biscoito, na sua VIII edição, volta à cidade de Valongo entre os dias 31 de maio e 4 de junho. Este evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Valongo tem o seu foco no largo do centenário, no coração da cidade, mas estende- se por pelas artérias principais da cidade, sendo estes uns dias dedicados exclusivamente à tradição gastronómica da terra.

Esta feira anual é uma homenagem à história da região já que nos séculos XIX e XX Valongo era o principal fornecedor de pão da cidade do Porto e junto com a feira oitocentista almejam retratar esses mesmos tempos, com a presença de padeiros e biscoiteiros, vestidos a rigor, para além de variadas regueifas e pães feitos à base de trigo, e também biscoitos, que são conhecidos além-fronteiras.

O foco principal deste evento é a identidade gastronómica da região de Valongo, como evidenciam as atividades ao longo dos dias, assim como o desfile e abertura da festa, onde as crianças das escolas do Concelho e as associações locais se vestem a rigor em representação a personagens emblemáticas e características da terra como padeiros e almocreves, ou o concurso que elege a melhor regueifa e o melhor biscoito da feira, sendo este a atração principal do último dia do festival. Contudo existe também a vertente cultural da festa, com atividades de entretenimento diurno e noturno, que prometem trazer muita animação à cidade.

Ao longo das edições a festa passou de apenas uma celebração da regueifa e do biscoito para a exposição e promoção de vários produtos que alimentam a economia da região, tais como os brinquedos tradicionais e a ardósia.

O cartaz de atividades da feira da regueifa e do biscoito deste ano irá ser revelado brevemente pela Câmara Municipal de Valongo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -