CulturaValongo investe 17,75 milhões de euros na ETAR de Ermesinde para melhorar...

Valongo investe 17,75 milhões de euros na ETAR de Ermesinde para melhorar a qualidade da água do Rio Leça

Relacionados

Paredes – Homem detido por receptação de material furtado

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel, deteve, no dia 15 de outubro, um homem de 49...

Penafiel – Homem em prisão preventiva por ameaça agravada

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel, deteve no dia 16 de outubro um homem de 58...

Penafiel: Homem em prisão preventiva por furto qualificado

Um homem de 35 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Penafiel, no passado dia 17 de outubro, por vários...

A Câmara Municipal de Valongo vai avançar com a requalificação e modernização da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ermesinde e Alfena, num investimento total estimado em 17.750.000,00 euros. A intervenção, que tem financiamento assegurado, deverá ser adjudicada até ao final do ano, estando previsto o início das obras em 2026.
O projeto será financiado em 70% por fundos comunitários, no âmbito do Programa NORTE 2030 – Ciclo Urbano da Água em Alta. Além da melhoria da qualidade da água do Rio Leça, o investimento visa também promover a sustentabilidade ambiental, através da produção de energia elétrica em regime de cogeração.
“Estamos a cumprir o objetivo primordial de despoluir o Rio Leça. Com esta intervenção, vamos contribuir decisivamente para recuperar e reabilitar o Corredor do Leça, devolvendo a qualidade da água e preservando a biodiversidade do único rio que nasce e desagua na Área Metropolitana do Porto”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, durante uma visita técnica ao local. Acompanhado pelo Vice-Presidente Paulo Esteves Ferreira, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel Oliveira, e pelas equipas responsáveis pelo projeto, José Manuel Ribeiro destacou a importância estratégica da intervenção, que será executada pela concessionária das Águas de Valongo – Be Water.
A funcionar desde 1998, a ETAR de Ermesinde e Alfena encontra-se atualmente sobrecarregada, devido ao crescimento da população servida: cerca de 39.000 habitantes em Ermesinde e 14.000 em Alfena. Concebida para tratar 8.040 metros cúbicos de efluentes por dia, a estação recebe hoje, em média, 10.317 metros cúbicos diários. Com a ampliação, a capacidade aumentará para 14.322 metros cúbicos por dia.
A empreitada inclui a construção de uma nova estação elevatória de efluente bruto e de um novo sistema de tratamento preliminar, a implementação de uma terceira linha de tratamento com reatores biológicos adaptados à remoção de azoto total e fósforo total, em conformidade com a legislação ambiental mais recente, e a instalação de uma etapa de digestão anaeróbia de lamas, com valorização do biogás em cogeração.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -