DestaqueARS desaconselha eventos, festas e jantares que promovam aglomeração de pessoas

ARS desaconselha eventos, festas e jantares que promovam aglomeração de pessoas

Relacionados

Lousada: Homem Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial do Porto, através do Destacamento de Trânsito de Penafiel deteve, no passado dia 29 de abril, um homem de 29 anos,...

Paredes: Município candidata-se a fundos para responder as necessidades habitacionais

O Município de Paredes entregou um conjunto de candidaturas a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para a construção de 405 habitações e...

Região do Douro, Tâmega e Sousa vai receber 187 milhões de euros de fundos europeus

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai ter ao seu dispor uma verba de 187 milhões de euros, no próximo quadro comunitário de...

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) avança o desaconselhamento da realização de eventos, festas e jantares que promovam o ajuntamento de pessoas, com efeitos imediatos, face à imprevisibilidade da evolução epidemiológica da Covid-19.

De acordo com a ARS Norte, a situação epidemiológica atual, tanto a nível nacional, como a nível regional, relativamente à pandemia da Covid-19, é caracterizada por um “elevado grau de  incerteza, devido à dinâmica de circulação de vários vírus nos meses de inverno e à emergência de uma nova variante de preocupação de SARS-CoV-2”, sedo que a imprevisibilidade da evolução epidemiológica da Covid-19 implica uma avaliação de risco contínua e, de acordo com o nível de risco apurado, deverá ser realizada uma reavaliação das medidas de saúde pública implementadas.

A ARS Norte alertou que “independentemente do cumprimento integral de todas as medidas de saúde publica preconizadas, o risco de transmissão de infeção por SARS-Cov-2, particularmente em eventos de cariz social favorecedores de aglomeração de pessoas, de comportamentos de proximidade e de contacto físico, é real e não pode ser anulado”, verifica.

É ainda reconhecida a continuidade na ocorrência de casos/surtos relacionados com eventos sociais promotores da agregação de pessoas, tendo em conta a circulação de pessoas infetadas, com ou sem sintomas, e ainda que estas não tenham um esforço de testagem prévia.

As autoridades de saúde da região norte irão manter um acompanhamento da situação epidemiológica, ajustando a intervenção da saúde pública, de acordo com a avaliação de risco. A ARS reitera como fundamental a “atenção ao aparecimento de sintomas de Covid19” bem como dar cumprimento às medidas de prevenção e controlo determinadas pelas autoridades de saúde territorialmente competentes.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -